O desafio da inclusão
O processo em análise
Palavras-chave:
Inclusão, Estudante com deficiência, Planejamento, Adaptação curricular, AvaliaçãoResumo
O artigo aborda o tema da inclusão, analisando a prática dos docentes do Ensino Fundamental I no que diz respeito às experiências em sala de aula: planejamento, adaptação curricular e avaliação dos estudantes inclusos. O foco desta análise é a proposta inclusiva de um colégio particular de Educação Básica, situado no Sul do país e que possui aproximadamente 700 estudantes, dos quais 20 são estudantes de inclusão. Estudar este tema é relevante na medida em que as escolas precisam, cada vez mais, ressignificar suas práticas, qualificar suas ações, aprofundar o assunto e apresentar novas possibilidades para professores, estudantes e suas famílias. A pesquisa foi realizada a partir de leitura e análise bibliográfica sobre o assunto da inclusão escolar como um todo e sobre os aspectos pedagógicos, incluindo o planejamento, a adaptação curricular, a avaliação e a legislação, por meio da aplicação de questionário aos professores do Ensino Fundamental e análise dos dados levantados.
Downloads
Referências
BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 06 fev. 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 dez. 2016.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1998
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Brasília, DF: MEC, 2001.
CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2000.
FILIDORO, Norma Susana. Adaptações Curriculares. Escritos da Criança, , Porto Alegre: Centro Lydia Coriat, 2001. p. 111-151. Número 6.
HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 26. ed. Porto Alegre: Mediação, 1999.
LIMA, Elvira Souza. Diversidade na sala de aula. São Paulo: Editora Sobradinho 107, 2006. Coleção Cotidiano na Sala de Aula.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de; PIRES, José. Experiências de intervenção em prol da inclusão de alunos com paralisia cerebral: constatações a partir de uma pesquisa-ação. In.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos et al. (Orgs.). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 141-148.
MIRANDA, Teresinha et al. (Orgs). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Acção na Área das Necessidades Educativas especiais. Salamanca. Espanha, 7-10 de junho de 1994. Disponível em: <http://redeinclusao.pt/media/fl_9.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2017.
ROTTA, Newra Tellechea. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SOUZA, Amaralina Miranda de et al. Inclusão: trabalhando com as diferenças na sala de aula. Brasília, DF: Centro de Formação Continuada de Professores da Universidade de Brasília; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.