Metodologia de Sequências Didáticas e Projetos Interdisciplinares

Autores

  • Ana Cristina dos Santos Alves
  • Cíntia Bueno Marques
  • Lisandra Catalan do Amaral
  • Luciano Centenaro
  • Maria Rita Bertollo
  • Renato Capitani
  • Rui Piassini
  • Shirley Sheila Cardoso
  • Silvio Augusto Langer
  • Viviane Truda

Palavras-chave:

Pluridisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Pesquisa, Situação-problema, Competências, Habilidades

Resumo

A metodologia de Projetos Interdisciplinares organiza os diferentes conhecimentos a partir de um diálogo pluridisciplinar (na área) e interdisciplinar (entre as áreas). A metodologia de projetos é complexa, abrangente e sistêmica. Propõe a construção de competências e habilidades a partir de uma situação-problema mais restrita, sendo que a pesquisa é ferramenta fundamental. Tem a duração de, no mínimo, um trimestre. As soluções não são previsíveis no planejamento, no entanto, as ferramentas, necessárias para chegar às diferentes soluções são propostas com intencionalidade pedagógica. A Sequência Didática é uma metodologia que desenvolve situações didáticas articuladas de forma mais restrita que os projetos. Ela ocorre dentro de uma área do conhecimento promovendo o diálogo pluridisciplinar. A Sequência Didática deve partir de uma situação-problema que desencadeia o desenvolvimento de habilidades e competências. O trabalho desenvolvido por sequências didáticas deve também gerar produções individuais ou coletivas e implica algumas mudanças no cotidiano escolar, como: reorganização dos espaçotempos, planejamento por áreas do conhecimento, alinhamento do planejamento de professores e avaliação das produções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina dos Santos Alves

Mestre em Letras. Assessora da Área de Linguagens da Gerência Educacional.

Cíntia Bueno Marques

Doutora em Educação. Assessora pedagógica da Gerência Educacional.

Lisandra Catalan do Amaral

Doutora em Educação. Assessora da Área de Ciências da Natureza da Gerência Educacional.

Luciano Centenaro

Especialista em Gestão Escolar. Coordenador da Gerência Educacional.

Maria Rita Bertollo

Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino. Supervisora pedagógica dos Anos Iniciais da Gerência Educaciona

Renato Capitani

Mestre em Filosofia. Supervisor de Pastoral da Gerência Educacional.

Rui Piassini

Mestre em Educação. Assessor da Área de Ciências Humanas da Gerência Educacional

Shirley Sheila Cardoso

Mestre em Educação. Supervisora Pedagógica dos Anos Finais e EM da Gerência Educacional.

Silvio Augusto Langer

Mestre em Ciências da Computação. Supervisor de Tecnologias Educacionais da Gerência Educacional.

Viviane Truda

Mestre em Gestão Educacional. Supervisora educacional da Gerência Educacional.

Referências

MACEDO, Lino de. Situação-problema: forma e recurso de avaliação, desenvolvimento de competências e aprendizagem escolar. In: PERRENOUD, P. As competências para ensinar no século XXI. Porto Alegre: 2002, p. 117-118.

NOGUEIRA, Nilbo R. Pedagogia de Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2001.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Sequência Didática Interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013.

PERRENOUD, Phillippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso, 2013.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília: Umbrasil, 2010.

Tessituras do currículo Marista: matrizes curriculares de educação básica: área de linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Umbrasil, 2014.

Tessituras do currículo Marista: matrizes curriculares de educação básica: área de ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Umbrasil, 2014.

Tessituras do currículo Marista: matrizes curriculares de educação básica: área de matemática e suas tecnologias e área de ciências da natureza e suas tecnologias. Brasília: Umbrasil, 2014.

ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2020-11-19

Como Citar

dos Santos Alves, A. C., Bueno Marques, C., Catalan do Amaral, L., Centenaro, L., Bertollo, M. R., Capitani, R., Piassini, R. ., Sheila Cardoso, S., Langer, . S. A., & Truda, V. (2020). Metodologia de Sequências Didáticas e Projetos Interdisciplinares. Caderno Marista De Educação, 9(1), e39572. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39572

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>