Gestão da inovação
Papel do líder no desenvolvimento da cultura da inovação no ambiente escolar
Palavras-chave:
Gestão, Inovação, Gestor da inovação, Competência, HabilidadesResumo
O presente artigo é uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada e realizada por meio de consulta a artigos publicados sobre o tema. Pretende-se identificar quais as competências e as habilidades que caracterizam o gestor educacional da inovação e o que diferencia esse profissional do gestor operacional, de forma a contribuir para que a formação dos gestores tenha enfoque na inovação, buscando desenvolver a cultura da inovação nas instituições de ensino. O enfoque no gestor educacional da inovação1 parte do pressuposto de que é cada vez mais necessário se manter atento às necessidades das novas gerações, sobretudo em períodos de mudanças estruturais tão rápidas. Nesse novo cenário, as instituições precisam de líderes de mudanças para sobreviverem. A construção e a manutenção desse ambiente diversificado são a tarefa mais importante do gestor de inovação. A criatividade de uma equipe se dá por meio da combinação de personalidades envolvidas em um ambiente que possibilita a capacidade de sonhar de cada um de seus membros.
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