Os adolescentes e a participação no Clube de Filosofia

Autores

  • Suzana Beatriz Otten Diemer
  • Ana Cristina dos Santos Alves

Palavras-chave:

Adolescência, Contemporaneidade, Educação integral, Currículo

Resumo

A significativa adesão e efetiva participação de um grupo de adolescentes do 8o do Ensino Fundamental de uma escola privada de Porto Alegre/RS no Clube de Filosofia, proposto como atividade extraclasse chamou a atenção nos anos de 2015 e 2016. O presente estudo buscou definir o perfil desses adolescentes nos dois anos de existência do Clube, bem como entender a motivação e a significação a partir da experiência vivenciada. Neste artigo, é apresentado o resultado da pesquisa qualitativa realizada com os participantes e a análise da proposta do Clube de Filosofia, amparando os entendimentos em referenciais teóricos sobre contemporaneidade, adolescência, educação integral e currículo, com a intenção de entender como esses sujeitos adolescentes, ocupados com a construção de suas identidades, assumiram esse compromisso e encontraram, no Clube de Filosofia, um espaço para aprender e conviver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Beatriz Otten Diemer

Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Eepecialista em Psicologia Escolar e Gestão Curricular Marista pela PUCRS, orientadora educacional do Colégio Marista Rosário. 

Ana Cristina dos Santos Alves

Mestre em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil Assessora da Área de Conhecimento Linguagens e Códigos da Gerência Educacional.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. São Paulo: Editora, 2003.

ARAUJO MONTEIRO, Roberta et al. O processo adolescente e as funções parentais na realidade contemporânea. Diaphora, v. 12, n. 1, p. 107-113, out. 2014. Disponível em: <http://www.sprgs.org.br/diaphora/ojs/index.php/diaphora/article/view/53>. Acesso em: 04 mar. 2017.

BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventudes: conversas com Riccardo Mazeo. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. 44 carta do mundo líquido moderno. Tradução de Vera Pereira. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013.

GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Nova Edição Revista e Ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986

Downloads

Publicado

2020-11-23

Como Citar

Beatriz Otten Diemer, S., & dos Santos Alves, A. C. (2020). Os adolescentes e a participação no Clube de Filosofia. Caderno Marista De Educação, 10(1), e39607. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39607

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)