Metodologia de Sequências Didáticas e Projetos Interdisciplinares
Keywords:
Pluridisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Pesquisa, Situação-problema, Competências, HabilidadesAbstract
A metodologia de Projetos Interdisciplinares organiza os diferentes conhecimentos a partir de um diálogo pluridisciplinar (na área) e interdisciplinar (entre as áreas). A metodologia de projetos é complexa, abrangente e sistêmica. Propõe a construção de competências e habilidades a partir de uma situação-problema mais restrita, sendo que a pesquisa é ferramenta fundamental. Tem a duração de, no mínimo, um trimestre. As soluções não são previsíveis no planejamento, no entanto, as ferramentas, necessárias para chegar às diferentes soluções são propostas com intencionalidade pedagógica. A Sequência Didática é uma metodologia que desenvolve situações didáticas articuladas de forma mais restrita que os projetos. Ela ocorre dentro de uma área do conhecimento promovendo o diálogo pluridisciplinar. A Sequência Didática deve partir de uma situação-problema que desencadeia o desenvolvimento de habilidades e competências. O trabalho desenvolvido por sequências didáticas deve também gerar produções individuais ou coletivas e implica algumas mudanças no cotidiano escolar, como: reorganização dos espaçotempos, planejamento por áreas do conhecimento, alinhamento do planejamento de professores e avaliação das produções.
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References
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