Disciplinaridade, interdisciplinaridade e complexidade na educação: desafios à formação docente

Autores

  • José Augusto Florentino Faculdade Cenecista de Osório
  • Léo Peixoto Rodrigues Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.17410

Palavras-chave:

Educação. Interdisciplinaridade. Complexidade. Formação docente.

Resumo

O presente artigo é uma reflexão conjunta entre dois professores com o intuito de discutir o paradigma da complexidade e a interdisciplinaridade na contemporaneidade e suas possibilidades para a educação de um ser humano melhor. O objetivo é discutir abordagens de como trabalhar com o humano, o social e, sobretudo com o pedagógico, na tentativa de resgatar a produção de sentido entre aprender e ensinar. Além disso, com este ensaio pretende-se discutir os fatores que levaram à disciplinarização do conhecimento e suas consequências a Ciência da Educação. Volta-se também para a complexidade e a interdisciplinaridade do conhecimento e dos desafios e demandas que uma sociedade emergente coloca à formação docente. Para uma educação de
presente-futuro ético e de humanas gentes é necessário investir no desenvolvimento do ser humano em sua multidimensionalidade pessoal, cultural e profissional, onde a humanidade de suas ações tenha a capacidade de promover a solidariedade, a prática social e cidadã.

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Biografia do Autor

José Augusto Florentino, Faculdade Cenecista de Osório

Doutor em Educação e Professor de Educação Física

Léo Peixoto Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Sociologia e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2015-04-23

Como Citar

Florentino, J. A., & Rodrigues, L. P. (2015). Disciplinaridade, interdisciplinaridade e complexidade na educação: desafios à formação docente. Educação Por Escrito, 6(1), 54–67. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.17410

Edição

Seção

Artigos