A formação continuada e os desafios à (re)construção da profissionalidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.22283Palavras-chave:
formação continuada, prática pedagógica, profissionalidade.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo problematizar o tema da formação continuada de professores, tomando como foco o interesse em conhecer mais e melhor os professores e seu trabalho docente, no intuito de descobrir quais caminhos utilizam para (re)construir a sua profissionalidade. Nesse sentido, busca-se analisar os processos de formação que auxiliam os professores a responder às demandas, às expectativas, à diversidade e à riqueza de possibilidades dentro e fora da sala de aula. A metodologia utilizada corresponde a uma abordagem qualitativa, descritiva. Para a coleta dos dados utilizou-se como procedimento a observação assistemática da ação docente no cotidiano escolar e entrevista individual com perguntas semiestruturadas. A pesquisa de campo envolveu seis professores de uma instituição de ensino técnico da cidade de Porto Alegre/RS. Os dados foram organizados e interpretados por meio da Análise Textual Discursiva. Os professores indagam e refletem sobre a prática pedagógica, sobre a organização didática de suas aulas, questionando seu papel e a sua responsabilidade no momento de organizar a sua aula, assim como a sua participação sobre o currículo e sobre as decisões no espaço da escola. Os docentes possuem consciência da importância do diálogo, das trocas de experiências; o primeiro passo já foi dado pelos professores ao reconhecerem a necessidade de mudanças; há uma clara percepção por parte deles de que o cenário atual vem exigindo uma (re)construção da profissionalidade do professor e uma (re)adequação do fazer pedagógico para o atendimento das demandas trazidas pelos alunos em sala de aula.
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