v. 41 n. 1 (2018): Dossiê – A construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação

Editorial

  • Editorial

    Andreia Mendes dos Santos
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.30762

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação

  • Apresentação

    Bettina Steren dos Santos, Carla Spagnolo
    3-5
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.30235
  • Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção

    Maria Isabel da Cunha
    6-11
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725
  • Innovación y enseñanza. De la “moda” de innovar a la transformación de la práctica docente

    Juana M. Sancho-Gil
    12-20
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29523
  • O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade

    Gert Biesta, Bruno Antonio Picoli
    21-29
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29749
  • O ser professor em contínua construção

    Denise Dalpiaz Antunes, Helenara Plaszewski
    30-40
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29782
  • A docência na Educação Superior e a constituição da professoralidade

    Vera Lucia Ramirez
    41-48
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29600
  • Gênero, sexualidade e políticas públicas de educação

    Denise Regina Quaresma da Silva, Zuleika Leonora Schmidt Costa, Márcia Beatriz Cerutti Müller
    49-58
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29812
  • A inteireza do ser como caminho para a constituição do sujeito professor

    Eliana Maria do Sacramento Soares
    59-65
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29724
  • A nova gestão pública: alguns impactos nas políticas educacionais e na formação de professores

    Maria de Fátima Cóssio
    66-73
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29528
  • O desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: implicações transformadoras para o ser e para o fazer

    Bettina Steren dos Santos, Carla Spagnolo, Claus Dieter Stöbaus
    74-82
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29721
  • Intervenções psicoeducacionais positivas para promoção de resiliência: o profissional da educação como tutor de desenvolvimento

    Maria Angela Mattar Yunes, Grazielli Fernandes, Gelson Vanderlei Weschenfelder
    83-92
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29766
  • Convivência acadêmica e formação humana: dimensões de socialização no Ensino Superior

    Nilda Stecanela, Lucas Josias Marin
    93-103
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29552
  • Trabalho e sofrimento: a extinção de cargos na universidade pública

    Thais Ferrugem Sarmento, Jussara Maria Rosa Mendes
    104-112
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.26209
  • Ampliação da jornada escolar e dever de casa: denúncias cruzadas

    Tânia de Freitas Resende
    113-122
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.27605
  • Sociologia no Ensino Médio: institucionalização da disciplina e produção científica sobre o tema

    Kelen Christina Leite, Marcos Francisco Martins, Maria Carla Corrochano, Carolina Modena da Silva
    123-134
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.25548
  • A educação e a tarefa de formação da cultura, da solidariedade e da personalidade

    Cledes Antonio Casagrande, José Pedro Boufleuer
    135-144
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.24727
  • A hermenêutica enquanto diálogo vivo: contribuições para o campo da pesquisa educacional

    Cláudio Almir Dalbosco, Fernando Dala Santa, Vivian Baroni
    145-153
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.24967
  • Parceria entre universidade e escola básica: formando uma comunidade de prática?

    Vania Finholdt Angelo Leite, Helena do Amaral Fontoura
    154-162
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.24339