Sociologia no Ensino Médio: institucionalização da disciplina e produção científica sobre o tema

Autores

  • Kelen Christina Leite UFSCar
  • Marcos Francisco Martins UFSCar
  • Maria Carla Corrochano UFScar
  • Carolina Modena da Silva UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.25548

Palavras-chave:

Sociologia. Ensino de Sociologia. Ensino Médio.

Resumo

Este artigo teve por objetivo assinalar o processo de institucionalização da Sociologia no ensino médio brasileiro, marcada pela intermitência entre obrigatoriedade, facultatividade e completa ausência da disciplina nas escolas. Para tanto se fez um rápido histórico da Sociologia no ensino médio, discutiu-se os desafios postos à área da Sociologia e das Ciências Sociais no que tange ao ensino da disciplina. Buscou-se, ainda, mapear a produção acadêmica acerca da Sociologia no ensino médio a partir das publicações de trabalhos apresentados nos Congressos da ANPOCS (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais), da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e da SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia). Conclui se que os desafios postos para o campo são inúmeros, dentre eles destacam-se: a discussão sobre os cursos de graduação e a relação entre bacharelado e licenciatura; a questão do currículo da disciplina; materiais didáticos; poucas horas aula no ensino médio e a necessidade de consolidação de uma área de pesquisa específica sobre ensino de sociologia não apenas em Programas de Educação, mas, sobretudo nos Programas de Sociologia e/ou Ciências Sociais.

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Biografia do Autor

Kelen Christina Leite, UFSCar

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação e da Pós-Graduação em Educação

Área: Sociologia

Marcos Francisco Martins, UFSCar

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação e da Pós-Graduação em Educação

Maria Carla Corrochano, UFScar

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação e da Pós-Graduação em Educação

Carolina Modena da Silva, UFSCar

Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais pela UNESP e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

Leite, K. C., Martins, M. F., Corrochano, M. C., & da Silva, C. M. (2018). Sociologia no Ensino Médio: institucionalização da disciplina e produção científica sobre o tema. Educação, 41(1), 123–134. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.25548

Edição

Seção

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação