A nova gestão pública: alguns impactos nas políticas educacionais e na formação de professores

Autores

  • Maria de Fátima Cóssio Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29528

Palavras-chave:

Nova Gestão Pública. Governança. Políticas educacionais. Formação de professores

Resumo

Este artigo visa a analisar o contexto em que emergem as políticas educacionais, sobretudo aquelas voltadas à formação de professores. Defende-se a tese de que as reformas educacionais dos últimos anos, asseveradas recentemente, fazem parte das transformações do papel do Estado, em que se situa a Nova Gestão Pública (NGP) e o atual modelo de globalização neoliberal. Com vistas à modernização da gestão pública, superando a administração burocrática, considerada ineficiente, a NGP implica, entre outros fatores, introduzir na máquina pública princípios e práticas do setor privado (gerencialismo). Ao mesmo tempo em que propõe as parcerias com outros setores/entes para a execução de ações antes exclusivas do Estado (governança). O argumento é que o Estado, entendido como monolítico e centralizado, também não atende aos desafios da sociedade. Esse cenário se torna adequado à nova privatização na/da educação (princípios privados no setor público) em todos os níveis e etapas da educação.

 

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Cóssio, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Ensino

Área de Políticas de Educação

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

Cóssio, M. de F. (2018). A nova gestão pública: alguns impactos nas políticas educacionais e na formação de professores. Educação, 41(1), 66–73. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29528

Edição

Seção

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação