Intervenções psicoeducacionais positivas para promoção de resiliência: o profissional da educação como tutor de desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29766Palavras-chave:
Intervenções psicoeducacionais. Resiliência. Psicologia Positiva.Resumo
O presente artigo pretende contribuir com reflexões acerca do papel dos educadores em iniciativas de intervenções psicoeducacionais positivas nas situações caracterizadas por riscos psicossociais. Para tanto, apresenta-se o conceito de intervenções positivas, balizado por pressupostos da Psicologia Positiva e pelo fenômeno de resiliência. Argumenta-se que o olhar apreciativo e otimista do profissional educador em contextos de vulnerabilidade requer práticas de bons tratos e de tutoria de resiliência que configuram padrões de relações profissionais respeitosas e solidárias. Estas podem ser preventivas de ambientes socialmente tóxicos e auxiliar na proteção e prevenção das inúmeras ameaças ao desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e de suas famílias. São apresentados dois exemplos de práticas de intervenção positiva no contexto escolar e seus respectivos resultados.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. T. de. Recomendações para a prevenção do cyberbullying em contexto escolar: uma revisão comentada dos dados da investigação. Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 19, n. 1, p. 77-91, 2014. Disponível em: <http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1657/1125>. Acesso em: 10 mar. 2015.
ASSIS, S. G. et al. Encarando os desafios da vida: uma conversa com adolescentes. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. Disponível em: <http://www.soperj.org.br/download/encarando% 20os%20desafios%20da%20vida.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2015.
BARUDY, J.; DARTAGNAN, M. Los buenos tratos a la infância. Parentalidad, apego y resiliencia. 3. ed. Madrid: Gedisa, 2007.
BLUM, R. W. Risco e resiliência: sumário para desenvolvimento de um programa. Adolescência Latinoamericana, v. 1, p. 16-19, 1997.
BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996 [original de 1979].
BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Trad. de A. C. Barreto. Rev. téc. Sílvia H. Koller. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BRONFENBRENNER, U. Environments in developmental perspective: Theoretical and operational models. In: Friedmann , Y. L.; WACHS, T. D. (Orgs.). Captation and assessment of environments across the life. Washington: American Psychological Association, 1999.
BRONFENBRENNER, U.; MORRIS, P. The ecology of developmental processes. In: DANON, W. (Ed.). Handbook of child psychology. New York: John Wiley & Sons, 1998. p. 993-1027.
BROWN, L. M.; LAMB, S.; TAPPAN, M. Packaging boyhood: saving our sons from superheroes, slackers, and other media stereotypes. New York: St. Martin’s Press, 2009.
BURKE, J. M. Hypnosis and superheroes. In: RUBIN, L. C. (Ed.). Using superheroes in counseling and play therapy. New York: Springer, 2007, p. 271-92.
CANDORELLI, A. O florescer do lótus na lama: sobre educação e resiliência. In: CABRAL, S.; CYRULNIK, B. (Orgs.). Resiliência: como tirar leite de pedra. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.
CECCONELLO, A. M.; KOLLER, S. H. Resiliência: perspectivas conceituais da dimensão. In: CABRAL, S.; CYRULNIK, B. (Orgs.). Resiliência: como tirar leite de pedra. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015. Cap. 11, p. 209-226. CYRULNIK, B. Autobiografia de um espantalho. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CYRULNIK, B. Resiliência: continuar a nascer. In: CABRAL, S.; CYRULNIK, B. (Orgs.). Resiliência: como tirar leite de pedra. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015. Cap. 2, p. 33-56.
DE-SOUZA, D.; RADELL, J. Superheroes: An opportunity for prosocial play. Young Children, v. 66, p. 26-31, 2011.
FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz, 7. ed. Campinas: Verus, 2012.
FEIGE, K. (Prod.); JOHNSTON, J. (Dir.). Captain America: the first avenger [Motion picture]. United States: Paramount Pictures, 2011
FRADKIN, C. Janina Scarlet: superhero therapy – a hero’s journey through acceptance and commitment Therapy. Journal of Youth and Adolescence, v. 47, 2017.
FRADKIN, C.; WESCHENFELDER, G. V.; YUNES, M. A. M. Shared adversities of children and comic superheroes as resources for promoting resilience. Child Abuse & Neglect, v. 51, p. 407-415, 2016.
FRADKIN, C.; WESCHENFELDER, G. V.; YUNES, M. A. M. The pre-cloak superhero: a tool for superhero play and intervention. Pastoral Care in Education, 2017.
FRANCISCO, M. V.; LIBÓRIO, R. M. C. Um estudo sobre bullying entre escolares do Ensino Fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 200-207, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v22n2/a05v22n2.pdf>. Acesso em: 20 out. 2014.
GARBARINO, J.; ABRAMOWITZ, R. H. Sociocultural risk and opportunity. In: GARBARINO, J. (Ed.). Children and families in the social environment, 2. ed. New York: Aldine de Gruyter, 1992. p. 35-70.
GARCIA, N. M. Educação nas famílias de pescadores artesanais: transmissão geracional e processos de resiliência. Dissertação não publicada (Mestrado em Educação Ambiental) – Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2007.
HARRIS, K. I. Heroes of resiliency and reciprocity: teachers’ supporting role for reconceptualizing superhero play in early childhood settings. Pastoral Care in Education, v. 1-16, 2016.
HART, A. et al. Uniting resilience research and practice with an inequalities approach. Sage On, p. 1-13, 2016.
HOFFMAN, E. Magic capes, amazing powers: transforming superhero play in the classroom. St. Paul, MN: Redleaf Press, 2004.
HOLLAND, P. We don't play with guns here. New York: McGraw-Hill Education, 2003.
IRWIN, W. (Org.). Super-heróis e a filosofia. São Paulo: Madras, 2005.
JULIANO, M. C. C. Rede família: uma tecnologia social promotora de resiliência familiar e comunitária. Rio Grande: Pluscom, 2014.
KREIDER, R.; FIELDS, J. Living arrangements of children: 2001. Current population reports, 70-104, U.S. Census Bureau, 2005.
LIBÓRIO, R. M. C.; UNGAR, M. Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 23, n. 3, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>.
LIMA, E. D.; BERSH, A. A.; YUNES, M. A. M. Children’s perceptions of the relational and educational practices at shelter institutions. In: DELL’AGLIO, D. D.; KOLLER, S. H. (Org.). Vulnerable children and youth in Brazil innovative approaches from the psychology of social development. Springer Nature, v. 1, p. 191-210, 2017.
MARAZI, K. Superhero or vigilante? A matter of perspective and brand management. European Journal of American Culture, v. 34, p. 67-82, 2015.
MASTEN, Ann S. Ordinary magic: resilience processes in development. New York, London: The Guilford Press, 2014.
MIRANDA, A. T; YUNES, M. A. M. O ato da denúncia de abuso sexual contra crianças e adolescentes no ambiente escolar. In: LEAL, M. L. P.; LEAL, M. F. P.; LIBÓRIO, R. C. (Ed.). Tráfico de pessoas e violência sexual. Brasília: Violes/Ser/UnB, 2007, p. 167-190.
NELSON, C. What would Superman do? In: RUBIN, L. C. (Ed.). Using superheroes in counseling and play therapy. New York: Springer, 2007. p. 49-67.
OLWEUS, D. Bullying at school. Oxford USA: Blackwell Publishing, 1996.
PESSOA, A. G. Trajetórias negligenciadas: processos de resiliência em adolescentes com histórico de envolvimento no tráfico de drogas. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdades de Ciência e Tecnologia, 2015.
POSECK, B. V. Psicología Positiva: una nueva forma de entender la psicología. Madrid: Calamar Ediciones, 2008.
POTTER-EFRON, R.; POTTER-EFRON, P. Letting go of anger: the 10 most common anger styles and what to do about them. Oakland, CA: New Harbinger, 1995.
ROEMMICH, M. (Prod./Dir.). Black Widow [Motion picture]. United States: MGM/UA Entertainment Company, 2010.
RUBIN, L. C. Superheroes and heroic journey: Re-claiming loss in adoption. Creative interventions in grief and loss therapy: In: DUFFEY, T. (Ed.). When the music stops, a dream dies. New York: Routledge, 2007. p. 237-252.
RUTTER, M. Psychosocial resilience and protective mechanisms. American Journal of Orthopsychiatry, v. 57, n. 3, p. 316-331, 1987.
SAYERS, J. M. The Incredible Hulk and emotional literacy. In: RUBIN, L. C. (Ed.). Using superheroes in counseling and play therapy. New York: Springer, 2007. p. 89-101.
SCANLON, P. Superheroes are super friends: Developing social skills and emotional reciprocity with autism spectrum clients. In: RUBIN, L. C. (Ed.). Using superheroes in counseling and play therapy. New York: Springer, 2007. p. 169-191.
SCARLET, J. Superhero therapy: a hero’s journey through acceptance and commitment therapy. London: Little, Brown Book Group, 2016.
SCHULTZ, N. C. W. et al. A compreensão sistêmica do bullying. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 2, p. 247-254, abr./ jun. 2012. Disponível em: <http://www.readcube.com/articles/10.1590%2FS1413-73722012000200008>. Acesso em: 20 jun. 2014.
SELIGMAN, M. E. P. et al. Positive Psychology progress: empirical validation of interventions. American Psychologist, v. 60, n. 5, p. 410-421, July/Aug. 2005.
SELIGMAN, M. E. P. Felicidade autêntica: usando a nova psicologia positiva para a realização permanente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
SENNA, M. T. T. R. Pesquisa em Educação Infantil: o paradigma sistêmico de Urie Bronfenbrenner. Curitiba: CRV, 2011.
SILVEIRA, S. B. A. B; GARCIA, N. M.; PIETRO, A. T.; YUNES, M. A. M. Inserção ecológica: metodologia para pesquisar riscos e intervir com proteção. Psicologia da Educação, n. 29, p. 57-74, 2009.
SPENGLER, P. (Prod.); DONNER, R. (Dir.). Superman [Motion picture]. United States: Warner Bros, 1978. WALSH, F. Fortalecendo a resiliência familiar. São Paulo: Roca. 2005.
WESCHENFELDER, G. Aristóteles e os super-heróis: a ética inserida nas histórias em quadrinhos. São Paulo: Garcia Edizioni, 2014.
WESCHENFELDER, G. (Org.). EJA: desafios e conquistas – um panorama da educação de jovens e adultos em Novo Hamburgo. Porto Alegre: Pacartes, 2016.
YUNES, M. A. M. Dimensões conceituais da resiliência e suas interfaces com risco e proteção. In: MURTA, S. G.; FRANÇA, C. L.; BRITO, K.; POLEJACK, L. (Orgs.). Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção. Novo Hamburgo: Synopisis, 2015. p. 93-112.
YUNES, M. A. M. et al. Um educador para proteger do risco e tricotar a resiliência: o profissional da educação como agente de proteção e de promoção de reslisiência. In: CABRAL, S.; CYRULNIK, B. Resiliência: como tirar leite de pedra. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.
YUNES, M. A. M.; GARCIA, N. M.; ALBUQUERQUE, B. M. Monoparentalidade, pobreza e resiliência: entre as crenças dos profissionais e as possibilidades de convivência familiar, Psicologia, Reflexão e Crítica, v. 20, n. 3, p. 351-360, 2007.
YUNES, M. A. M.; SZYMANSKI, H. Crenças, sentimentos e percepções acerca da noção de resiliência em profissionais da saúde e da educação que atuam com famílias pobres. Psicologia da Educação, n. 17, p. 119-137, 2003.
YUNES, M. A. M.; SZYMANSKI, H. Resiliência: noção, conceitos afins e considerações críticas. In: TAVARES, J. (Org.). Resiliência e educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 13-42.
ZISKIN, L.; BRYCE, I. (Prod.); RAIMI, S. (Dir.). Spider-Man [Motion picture]. United States: Columbia Pictures, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.