Educação parental e pedagogia social: avaliação de uma proposta de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.21396Palavras-chave:
Pedagogia social. Educação parental. Famílias. Parentalidade. Educadores sociais.Resumo
Intervenções em educação parental são raras no Brasil e situam-se no campo da pedagogia social. O artigo apresenta a análise de uma proposta educativa com famílias para a promoção da parentalidade responsável. Para tanto, foi realizado, em contexto brasileiro, um programa de educação parental europeu intitulado “Crescer Felizes em Família”. Investigou-se a dinâmica de funcionamento, o papel dos facilitadores, a satisfação e a eficácia da intervenção na perspectiva da equipe de educadores e das famílias participantes. Os resultados apontaram a necessidade de garantir a adesão das famílias e de ajustes do programa para aplicação em contexto brasileiro. Os elementos que mais contribuíram para a condução do programa de educação parental com sucesso no Brasil foram: a qualidade da mediação pedagógica dos educadores com as famílias, a abordagem sistêmica dos conteúdos da proposta educativa e o uso de metodologias da Pedagogia Social, que têm por base o diálogo e o respeito às diferenças individuais e culturais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Maria Tomás et al. Avaliação da satisfação e eficácia do programa de formação parental (versão para pais). Instrumento de pesquisa impresso. Universidade do Minho, Portugal, 2008.
ALMEIDA, Ana Maria Tomás et al. Parent education interventions: results from a national study in Portugal. European Journal of Developmental Psychology, London, v. 9, n. 1, p.135-149, 2012. http://dx.doi.org/10.1080/17405629.2011.647865
BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
CARVALHO, Adalberto Dias de; BAPTISTA, Isabel. Educação social: fundamentos e estratégias. Porto, Portugal: Porto Editora, 2004. (Coleção Educação e Trabalho Social, 01).
CECCONELLO, Alessandra Marques; KOLLER, Silvia Helena. Inserção ecológica na comunidade: uma proposta metodológica para o estudo de famílias em situação de risco. In: KOLLER, Silvia Helena (Org.). Ecologia do desenvolvimento humano: pesquisa e intervenção no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 267-292.
CHARMAZ, Kathy. A construção da teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CHILDONEUROPE. Survey on the role of parents and support from the governments in the EU. Strasbourg, France: Council of Europe Publications, 2007.
SAMPAIO, Daniel; CRUZ, Hugo; CARVALHO, Maria. Crianças e jovens em risco: a família no centro da intervenção. Cascais, Portugal: Princípia, 2011.
DEMO, Pedro. Participação é conquista: noções de política participativa. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
GARCIA, Narjara Mendes. Educação parental: estratégias de intervenção protetiva e as interfaces com a Educação Ambiental. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.
HEATH, Harriet. Assessing and delivery parent support. In: HOGHUGHI, Masud; LONG, Nicholas (Ed.). Handbook of parenting: theory and research for practice. London: British Library, 2004.
PRATI, Larissa et al. Revisando a inserção ecológica: uma proposta de sistematização. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p.160-169, 2008.
QUINTANA, Juan Carlos Martín et al. Programas de educación parental. Intervención Psicosocial, Madrid, v. 18, n. 2, p. 121-133, 2009.
QUINTANA, Juan Carlos Martín; LÓPEZ, Maria José Rodrigo, 2013. La romoción de la parentalidad positiva. Revista Educação, Ciência e Cultura, UnilaSalle, Canoas, v. 18, n. 1, p. 77-78, jan./jun. 2013.
RODRIGO, Maria José et al. Preservación familiar: um enfoque positivo para la intervención com famílias. Madrid, Espanha: Ediciones Pirámide, 2008a.
RODRIGO, Maria José et al. Crecer felices en família: um programa de apoyo psicoeducativo para promover el desarrollo infantil. Canarias, Espanha: Dirección General de Acción Social, Consejería de Sanidad y Bienestar Social, Junta de Castilha y León, 2008b.
SERRANO, Glória Pérez. Elaboração de projectos sociais: casos práticos. Porto: Porto Editora, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.