Educação parental e pedagogia social: avaliação de uma proposta de intervenção

Autores

  • Narjara Mendes Garcia Universidade Federal do Rio Grande
  • Maria Angela Mattar Yunes Centro Universitário La Salle
  • Ana Maria Tomás Almeida Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.21396

Palavras-chave:

Pedagogia social. Educação parental. Famílias. Parentalidade. Educadores sociais.

Resumo

Intervenções em educação parental são raras no Brasil e situam-se no campo da pedagogia social. O artigo apresenta a análise de uma proposta educativa com famílias para a promoção da parentalidade responsável. Para tanto, foi realizado, em contexto brasileiro, um programa de educação parental europeu intitulado “Crescer Felizes em Família”. Investigou-se a dinâmica de funcionamento, o papel dos facilitadores, a satisfação e a eficácia da intervenção na perspectiva da equipe de educadores e das famílias participantes. Os resultados apontaram a necessidade de garantir a adesão das famílias e de ajustes do programa para aplicação em contexto brasileiro. Os elementos que mais contribuíram para a condução do programa de educação parental com sucesso no Brasil foram: a qualidade da mediação pedagógica dos educadores com as famílias, a abordagem sistêmica dos conteúdos da proposta educativa e o uso de metodologias da Pedagogia Social, que têm por base o diálogo e o respeito às diferenças individuais e culturais.

 

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Biografia do Autor

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga e Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta do Instituto de Educação na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG. Pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/ FURG

Maria Angela Mattar Yunes, Centro Universitário La Salle

Psicóloga e Doutora em Psicologia da Educação. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação do Unilasalle e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, FURG.

Ana Maria Tomás Almeida, Universidade do Minho

Psicóloga e Doutora em Educação da Infância. Professora permanente no Instituto de Educação. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Intervenção social com crianças, adolescentes e famílias, Universidade do Minho.

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Publicado

2016-07-06

Como Citar

Garcia, N. M., Yunes, M. A. M., & Almeida, A. M. T. (2016). Educação parental e pedagogia social: avaliação de uma proposta de intervenção. Educação, 39(1), 94–104. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.21396

Edição

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