A hermenêutica enquanto diálogo vivo: contribuições para o campo da pesquisa educacional

Autores

  • Cláudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo
  • Fernando Dala Santa Universidade de Passo Fundo
  • Vivian Baroni Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.24967

Palavras-chave:

Pesquisa educacional. Hermenêutica. Diálogo.

Resumo

Enquanto fenômeno que ocorre no fluxo constante da cultura, a educação incorpora e ao mesmo tempo transforma aspectos essenciais de uma dimensão sociocultural mais ampla, não podendo restringir-se a abordagens que ignorem o caráter contextual da experiência humana. Nessa perspectiva, a hermenêutica traz contribuições importantes para a pesquisa educacional, pois permite a inserção ontológica do pesquisador no contexto analisado, orientando-o a partir de uma conduta pautada na racionalidade própria do fenômeno que se estabelece como objeto da pesquisa. No presente ensaio, procurou-se problematizar os desafios enfrentados pela pesquisa em educação, buscando evidenciar os aportes oferecidos pela hermenêutica como diálogo vivo, centrado na dinâmica da pergunta como núcleo fundante da experiência humana. Intentou-se ainda reiterar a importância do diálogo crítico com a tradição, enquanto estudo dos clássicos, na sua condição de instância imprescindível de um processo intelectual que permita às pesquisas educacionais transcenderem o dogmatismo inerente ao horizonte das pré-compreensões.

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Biografia do Autor

Cláudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – UPF, pesquisador produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico
e Tecnológico – CNPq.

Fernando Dala Santa, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – UPF. Bolsista Capes/Prosuc.

Vivian Baroni, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – UPF. Bolsista Capes/Prosuc.

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

Dalbosco, C. A., Santa, F. D., & Baroni, V. (2018). A hermenêutica enquanto diálogo vivo: contribuições para o campo da pesquisa educacional. Educação, 41(1), 145–153. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.24967

Edição

Seção

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação