Editorial

Autores

  • Nadja Hermann PUCRS, Brasil
  • Luiz Carlos Bombassaro

Resumo

A formação é um tema caro a todos aqueles que se envolvem com educação, muito provavelmente pela força do legado espiritual da cultura, efetivada em diferentes experiências históricas que trouxeram um traço inovador para a compreensão humana. Particularmente destacam-se as consideradas clássicas: a paideia grega, a humanitas renascentista e a Bildung do idealismo alemão. Essas contribuições interpretaram o processo formativo como o estabelecimento do vínculo ético-político entre os homens e a comunidade e a criação de si mesmo e da interioridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadja Hermann, PUCRS, Brasil

Nadja Mara Amilibia Hermann Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), com doutorado sanduíche na Universidade de Heidelberg. Foi professora titular de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1997 a 2005. Coordenou o Comitê de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2002 a 2006. Realizou estágios de pesquisa na Universidade de Heidelberg/Erziehungswissensschatliches Seminar nos anos de 1998, 1999 e 2005. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educacao, racionalidade, hermenâutica, Habermas, Gadamer, ética, ética e estética. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Como Citar

Hermann, N., & Bombassaro, L. C. (2011). Editorial. Educação, 34(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/8662