A disciplina Relações Públicas: o processo e o programa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.3035Palavras-chave:
Comunicação, relações públicas, ensinoResumo
A missão, e seu desafio, de habilitar professores e profissionais de Relações Públicas para o exercício do magistério e da profissão ressentem-se da falta de um rationale que facilite o diálogo entre professsores e alunos. A ausência desta base lógica prejudica a relação dos profissionais com seus clientes e da comunidade de Relações Públicas com a sociedade em geral. A inexistência deste rationale impele aqueles que tratam com o tema para deduções aparentemente certas, mas na realida de equivocadas, pois partem de premissas erradas. Identifica-se este fato nas diversas obras existentes sobre Relações Públicas onde a definição conceitual da atividade, por vezes, equivale-se aos seus objetivos, outras aos seus instrumentos e, mais ainda, à sua ética.Downloads
Referências
BOORSTIN, Daniel. The Image: A guide to pseudo-events in America. New York: Vintage Books, 1992.
BUNGE, Mario. Teoria e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1974.
DEMING, W. Edwards. The new economics for industry, government, education. Cambridge, MA: M.I.T., 1994.
ETZIONI, Amitai. Organizações Modernas. São Paulo: Pioneira, 1978.
FERREIRA, Waldir. Comunicação dirigida: Instrumento de relações Públicas. In: Kunsch, M. (org). Obtendo resultados com Relações Públicas. São Paulo: Pioneira. 1997.
GRUNNIG, James e HUNT, Todd. Managing Public Relations. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1984.
HABERMAS, Jurgen. Teoria de la acción comunicativa. Madrid: Taurus, 1987.
KEOHANE, Robert & NYE, Joseph. Power and Interdependence, USA: Harper Collins, 1989.
MARROW, Alfre J. The Practical Theorist - The life and work of Kurt Lewin. New York: Basic Books, 1969.
MINTZBERG, Henry. El poder en la organización. Barcelona: Ariel, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.