As Utopias e a Guerra Comunicacional

Autores

  • Jacques Alkalai Wainberg Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.19590

Palavras-chave:

Utopia, Guerra Assimétrica, Percepção

Resumo

Este estudo faz uma análise da guerra comunicacional, a que ocorre nos enfrentamentos assimétricos tais como os realizados pelo Estado Islâmico. O principal objetivo deste tipo de embate não é vencer o inimigo, mas controlar a percepção do público. Estas ações militares visam principalmente dominar a agenda noticiosa. O ato terrorista e a violência indiscriminada são meios através do quais os grupos revolucionários atraem a atenção das redações e através delas exercem forte influencia sobre o clima de opinião pública. Faz-se aqui uma análise de 41 conflitos que estavam em andamento em 2013 motivados principalmente por utopias políticas e religiosas. Conclui-se que a utopia é um dos principais fatores que influenciam a ação dos militantes nestes confrontos.

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Biografia do Autor

Jacques Alkalai Wainberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/RS

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em comunicação da Pontifícia Universidade Católicado Rio Grande do Sul/RS

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Publicado

2015-05-25

Como Citar

Wainberg, J. A. (2015). As Utopias e a Guerra Comunicacional. Revista FAMECOS, 22(1), 3–31. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.19590

Edição

Seção

Teorias da Comunicação