Casa Grande e Senzala com antena parabólica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1996.4.2934Palavras-chave:
Comunicação, cultura, mídiaResumo
Para a celebração do Brasil desde o nativismo, passando pelo romantismo, pelo indianismo, ou ainda pelo sertanejo (que é, "antes de tudo, um forte", e que "não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral", conforme Euclides da Cunha (Os Sertões, 1925), tudo é ideologia (saber sob suspeita, entre emotivo e dogmático, conforme Alfredo Bosi).Downloads
Referências
BASTIDE, Roger. Brasil: Terra de Contrastes. São Paulo: Difel, 1964.
BOSI, Alfredo. Cultura de Massas e Cultura Popular. Petrópolis: Vozes, 1973.
CHOMSKY, Noam. Necessary Illusions, thought control in democratic societies. Boston: South and Press, 1989.
CORBISIER, Roland. Formação e Problemas da Cultura Brasileira. Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos Brasileiros.
CUNHA, Euclides da. Os Sertões: Campanha de Canudos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1925.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala: Formação da Família Brasileira sob o Regime Patriarcal. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1981.
LANNE, Octavio. A Ideia do Brasil Moderno. São Paulo: Brasiliense, 1984.
LAMBERT, Jacques. Os Dois Brasis. Rio de janeiro: Inep, 1959.
LEITE, Daisie Moreira. O Caráter Nacional Brasileiro: História de uma Ideologia. São Paulo: Pioneira, 1983.
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da Cultura Brasileira: Pontos de partida para uma revisão histórica. São Paulo: Ática, 1977.
ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1989.
PRADO JÚNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1976.
RIBEIRO, Darcy. Os Brasileiros. Petrópolis: Vozes, 1980.
__________. O Processo Civilizatório: Etapas da Evolução Sócio-Cultural. Rio de Janeiro: Vozes, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.