Os estudos interculturais e a cabeça do brasileiro
Palavras-chave:
Comunicação intercultural, mentalidade nacional, marcadores culturaisResumo
Os estudos impressionistas do passado que visavam descrever o caráter e a identidade dos grupos humanos deram lugar a metodologias cujo objetivo é coletar empiricamente os marcadores culturais dos povos. Desta forma, tais levantamentos visam comparar os grupos humanos e por decorrência viabilizar um grau de eficiência maior nos relacionamentos interculturais que comerciantes e diplomatas entre outros atores globais realizam. Tais estudos intensificaram-se a partir dos anos 70 e o brasileiro tem sido observado, descrito e comparado desde então.Downloads
Referências
CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
HARRISON, Lawrence E.; HUNTINGTON, Samuel P. (Org). Culture Matters. Basic Books, 2000.
PRADO JUNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1990.
RIBEIRO, Darcy. Os brasileiros. Petrópolis: Vozes, 1987.
SCHWARTZ, Shalom H. Basic human values: Their content and structure across countries. In: TAMAYO, A.; PORTO, J.B. (Orgs.) Valores e comportamento nas organizações. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 21-55.
TAYLOR, Charles. Modern Social Imaginaries. Duke University Press. 2004.
TROMPENAARS, F. & HAMPDEN-TURNER, C. Culture Club: an interview with Fons Trompenaars. In: Business Strategy Review, v. 13, Issue. 1, p. 31-35, 2002.
TROMPENAARS, F & HAMPDEN-TURNER, C. 21 Leaders for the 21st Century . McGraw-Hill, 2001.
USUNIER, Jean Claude & LEE, Julie, LEE, Ann. International Marketing: a Cultural Approach. Prentice Hall, 2005.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.