Os estudos interculturais e a cabeça do brasileiro

Autores

  • Jacques Alkalai Wainberg Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Comunicação intercultural, mentalidade nacional, marcadores culturais

Resumo

Os estudos impressionistas do passado que visavam descrever o caráter e a identidade dos grupos humanos deram lugar a metodologias cujo objetivo é coletar empiricamente os marcadores culturais dos povos. Desta forma, tais levantamentos visam comparar os grupos humanos e por decorrência viabilizar um grau de eficiência maior nos relacionamentos interculturais que comerciantes e diplomatas entre outros atores globais realizam. Tais estudos intensificaram-se a partir dos anos 70 e o brasileiro tem sido observado, descrito e comparado desde então.

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Biografia do Autor

Jacques Alkalai Wainberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Como Citar

Wainberg, J. A. (2009). Os estudos interculturais e a cabeça do brasileiro. Revista FAMECOS, 16(38), 51–61. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistafamecos/article/view/5301

Edição

Seção

Relações Sociais e Culturais