ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES EM FOCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45693

Palavras-chave:

assistência estudantil, equipe multiprofisisonal, serviços de saúde universitário, capacitação profissional

Resumo

A assistência estudantil é uma área específica de atendimento à vida acadêmica dos universitários, tendo vários campos de atuação – o que inclui a saúde mental. O artigo apresentado parte da experiência de um projeto pioneiro de curso de capacitação em intervenção em crise na área de saúde mental para profissionais (assistentes sociais, pedagogas[os] e psicólogas[os]) que atuam na assistência estudantil nas universidades federais brasileiras. No final do curso foi solicitado aos participantes que realizassem um plano de ação em grupo, com um ou mais conteúdos desenvolvidos durante os encontros. O objetivo geral deste estudo é identificar as temáticas eleitas pelos participantes do curso para uma proposta de ação na assistência estudantil. Os instrumentos utilizados foram os 12 projetos recebidos na plataforma do curso, construídos por profissionais de diferentes universidades, com a temática da permanência dos estudantes universitários. A análise de dados utilizou a metodologia qualitativa de codificação de Saldaña (2013), encontrando a seguinte categoria principal: “Ações de promoção em saúde mental”. Os resultados apontam que todos os planos têm o compromisso e a preocupação com a temática da saúde mental e com o envolvimento da maior parte da comunidade acadêmica possível em cada atividade, incluindo a própria equipe de assistência estudantil, ampliando as possibilidades de enfrentamento dessas questões no contexto universitário. Entendemos como crucial a criação de políticas públicas de formação continuada aos servidores da assistência estudantil em suas atividades cotidianas, como é o caso do atendimento à saúde mental e às situações de crise dos estudantes universitários

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Biografia do Autor

Cynthia Castiel Menda, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS, Brasil, e Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande/RS, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Educação pela PUCRS. Psicóloga escolar da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Jade Calage Melo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista do Programa de Bolsas para Pesquisador Associado (BPA), vinculada ao grupo de pesquisa Cognição, Emoção e Comportamento (CEC).

Larissa Taís Seibt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Mestranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Psicóloga clínica pela Terapia Cognitivo Comportamental e Psicologia Sistêmica.

Christian Haag Kristensen, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor titular no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE) e do grupo de pesquisa Cognição, Emoção e Comportamento (CEC) da PUCRS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

Menda, C. C., Calage Melo, J., Seibt, L. T., & Haag Kristensen, C. (2024). ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES EM FOCO. Educação Por Escrito, 15(1), e45693. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45693