Abordagem de conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras e africanas no ensino de Sociologia por meio da gamificação

Autores

  • Zelinda dos Santos Barros Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, campus dos Malês, São Francisco do Conde, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0863-2398
  • Márcia Cândido Issenguele Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, campus dos Malês, São Francisco do Conde, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0009-0006-4318-4446

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45361

Palavras-chave:

Gamificação, Jogos digitais, Sociologia, História e cultura afro-brasileiras

Resumo

Este artigo apresenta o relato da experiência de realização do projeto de pesquisa “Implicações da abordagem de conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras e africanas no ensino de Sociologia por meio da gamificação”, estudo de caso cujo objetivo inicial foi compreender as implicações sociais e pedagógicas da abordagem de conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras e africanas no ensino de Sociologia no nível médio por meio da gamificação. A metodologia inicialmente desenhada não pôde ser executada devido aos percalços enfrentados ao longo da realização do projeto, que previa a realização de oficinas de produção de jogos digitais e grupos focais nas escolas, a fim de serem identificados os limites, os entraves e as possibilidades da gamificação no engajamento dos estudantes para o estudo dessa temática. Como alternativa diante das dificuldades encontradas, houve uma redefinição dos processos e resultados anteriormente previstos, com a produção de um site com recursos gamificados para subsidiar o processo de abordagem de conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras nas aulas de Sociologia e indicação de sites relacionados.

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Biografia do Autor

Zelinda dos Santos Barros, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, campus dos Malês, São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), docente adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB Coordenadora do projeto de pesquisa “Implicações da abordagem de conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileiras e africanas no ensino de Sociologia por meio da gamificação”, apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/UNILAB, realizado de 2022-2023.

Márcia Cândido Issenguele, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, campus dos Malês, São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.

Bacharela em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), estudante de Licenciatura em Ciências Sociais na UNILAB. Bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa “Implicações da abordagem de conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileiras e africanas no ensino de Sociologia por meio da gamificação”.

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

dos Santos Barros, Z., & Issenguele, M. C. (2024). Abordagem de conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras e africanas no ensino de Sociologia por meio da gamificação. Educação Por Escrito, 15(1), e45361. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45361

Edição

Seção

Relações Etnico-Raciais