O papel das humanidades na BNCC mediante o ideário da educação tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45128

Palavras-chave:

competências, educação, Filosofia, Sociologia, tecnologia.

Resumo

Este estudo analisa o papel da Filosofia e da Sociologia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mediante o ideário de uma educação tecnológica. Trata-se de uma investigação qualitativa, exploratória, com método hermenêutico e coleta de dados documental, fundamentada em Ferretti (2018), Nussbaum (2015), Perrenoud (2002), Silva (2018), Silva e Scheibe (2017). Os resultados apontam que a BNCC considera o saber filosófico e sociológico coadjuvante em detrimento das competências que marginalizam a formação crítica e emancipatória. Portanto, ao valorizar o empreendedorismo, a inovação e a competitividade, as políticas educacionais fragilizam os valores democráticos e o papel formativo das humanidades.

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Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2020). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2007). Professor titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Membro da Rede Ibero-Americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (RIEPPES).

Davi Alexandre Schoenardie, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Acadêmico de Publicidade e Propaganda na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus Joaçaba. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), do CNPQ. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos e Políticas Educacionais.

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Trevisol, M. G., & Schoenardie, D. A. (2024). O papel das humanidades na BNCC mediante o ideário da educação tecnológica. Educação Por Escrito, 15(1), e45128. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45128

Edição

Seção

Novo Ensino Médio: Percorrendo itinerários sob tensão