O papel das humanidades na BNCC mediante o ideário da educação tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45128

Palavras-chave:

competências, educação, Filosofia, Sociologia, tecnologia.

Resumo

Este estudo analisa o papel da Filosofia e da Sociologia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mediante o ideário de uma educação tecnológica. Trata-se de uma investigação qualitativa, exploratória, com método hermenêutico e coleta de dados documental, fundamentada em Ferretti (2018), Nussbaum (2015), Perrenoud (2002), Silva (2018), Silva e Scheibe (2017). Os resultados apontam que a BNCC considera o saber filosófico e sociológico coadjuvante em detrimento das competências que marginalizam a formação crítica e emancipatória. Portanto, ao valorizar o empreendedorismo, a inovação e a competitividade, as políticas educacionais fragilizam os valores democráticos e o papel formativo das humanidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2020). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2007). Professor titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Membro da Rede Ibero-Americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (RIEPPES).

Davi Alexandre Schoenardie, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Acadêmico de Publicidade e Propaganda na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus Joaçaba. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), do CNPQ. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos e Políticas Educacionais.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio. Brasília: CNE, 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101rcp004-18/file. Acesso em: 23 dez. 2018.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). Resolução n. 3, de 21 de novembro de 2018. Brasília: MEC, 2018b. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, dez. 2017b. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 17 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 13.415/2017. Altera as leis 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e 11.494/07 que regulamenta o FUNDEB e dá outras providências. Brasília: MEC, 2017a. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em: 20 ago. 2019.

DALBOSCO, C. A. Educação superior e dos desafios da formação para a cidadania democrática. Avaliação, Campinas, v. 20, n. 1, p. 123-142, mar. 2015.

DANTAS, J. S. As ciências humanas, a Base Comum Curricular do Ensino Médio em tempos de ultraconservadorismo. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.3887

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 1998.

FÁVERO, A. A.; CENTENARO, J. B.; BUKOWSKI, C. Uma revolução controlada? A BNCC como política de centralização. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 4, p. 1676-1701, out./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1676-1701

FERRETTI, C. J. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade. Estudos Avançados, Campinas, v. 32, n. 93, p. 25-42, maio/set. 2018. DOI: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180028

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

HERNANDEZ, P. R. A reforma do Ensino Médio e a produção de desigualdades na educação. Educação, Santa Maria, v. 44, n. 1, p. 1-19, jun./set. 2019. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644434731

NARDI, E. L.; SANTOS, R. Pesquisa: Teoria e Prática. Porto Alegre: EST, 2003.

NUSSBAUM, M. C. Educação e Justiça Social. Mangualde: Pedago, 2014.

NUSSBAUM, M. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Tradução de Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

PAVIANI, J. Epistemologia prática. 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2013. DOI: https://doi.org/10.18226/35353535.v2.2013.51

PERRENOUD, P. A formação dos professores no século XXI. In: PERRENOUD, P.; THULER, M. G.; MACHADO, N. J; ALLESSANDRINI, C. D. (org.). As competências para ensinar no século XXI: formação dos professores e os desafios da avaliação. Porto Alegre: Artemed, 2002.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SILVA, J. R. S.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Santa Vitória do Palmar, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acesso em: 8 dez. 2021.

SILVA, K. C. J.; BOUTIN, A. C. Novo ensino médio e educação integral: contexto, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 3, p. 521-534, jul./set. 2018. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644430458

SILVA, M. R. A BNCC da reforma do Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, n. 1, p. 1-15, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698214130

SILVA, M. R; SCHEIBE, L. Reforma do ensino médio: pragmatismo e lógica mercantil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v, 11, n. 20, p. 19-31, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.769

TREVISAN, A. L.; ALBERTI, D. Formação docente na perspectiva da pedagogia das competências. Roteiro, [s. l.], v. 40, n. 2, p. 311-332, 2015. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6939. Acesso em: 7 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6939

TREVISOL, M. G.; CENTENARO, J. B. Contribuições do enfoque das capacidades de Martha Nussbaum para a educação contemporânea. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 25, n. 00, p. 01-25, jan./jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8666114

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010

Downloads

Publicado

2024-09-10

Como Citar

Trevisol, M. G., & Schoenardie, D. A. (2024). O papel das humanidades na BNCC mediante o ideário da educação tecnológica. Educação Por Escrito, 15(1), e45128. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45128

Edição

Seção

Novo Ensino Medio