Um estudo sobre a produção do conhecimento das estatísticas educacionais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44300Palavras-chave:
Estatísticas educacionais, produção do conhecimento, história da educaçãoResumo
Este trabalho tem por objetivo levantar e analisar a produção do conhecimento existente acerca das estatísticas da educação brasileira no âmbito da história da educação. Compreendemos que as estatísticas são um campo importante para o entendimento e a construção dos espaços políticos, assim como, quando usadas no âmbito educacional, operam um papel de relevância nas tomadas de decisões de novos rumos e caminhos para os sistemas educacionais. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica realizada no Portal de Periódicos CAPES, utilizando como descritor o termo: “estatísticas educacionais”. No processo de compreensão e investigação do objetivo de estudo, questiona-se: qual o número de pesquisas que têm sido produzidas sobre as estatísticas da educação brasileira? Quais as principais características desses estudos no campo da história da educação? Os resultados parciais indicam que existem entre os anos de 1989 e 2022, sobre a temática supracitada, 52 trabalhos produzidos, sendo que, destes, apenas 34,66%, um total de 15 trabalhos, são do campo da história da educação. Concluímos, também, que as temáticas, mesmo no âmbito da história da educação, são diversificadas, considerando elementos como: evasão e frequência escolar; análise de discursos feitos utilizando as estatísticas; estatísticas educacionais como fonte para as pesquisas em história da educação; dentre outros temas. Dessa forma, compreendemos a necessidade de estudos que se preocupem em investigar estatísticas educacionais e história da educação, pois o resultado demonstra que ainda existe uma grande necessidade de ampliar as pesquisas sobre esse assunto.
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