Nacionalização do ensino e reforma educacional no Rio Grande do Sul (1937-1945)
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44279Palavras-chave:
História da educação, Nacionalização do ensino, Rio Grande do SulResumo
O processo de nacionalização do ensino impactou de modo intenso as políticas dedicadas à educação no Rio Grande do Sul. Por meio desse processo, abriu-se um campo de possibilidades para a atuação do Estado no âmbito educacional do Rio Grande do Sul, que, até então, estruturava-se de forma relativamente frágil, restringia-se a poucos atos administrativos e a incipientes iniciativas de aperfeiçoamento do magistério. Neste texto, apresenta-se um estudo bibliográfico, documental e descritivo, que tem como objetivo demonstrar que, em função da nacionalização do ensino, alteraram-se as formas de administração do sistema educativo no Rio Grande do Sul. Conclui-se que a nacionalização do ensino abriu um campo de possibilidades para a intervenção estatal, pela qual se promoveu uma ampla reforma educacional, orientada e planejada a partir de diretrizes teóricas, técnicas e administrativas, que redefiniu o problema da educação, da escola e da profissionalização do magistério.
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