As Falas do Trono como fontes para a história da educação no Império (1823-1889)

mapeamento e possibilidades de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.43851

Palavras-chave:

História da Educação, fontes, Brasil Império, século XIX, Falas do Trono

Resumo

Enfocando as “Falas do Trono”, o objetivo do artigo é apresentar um mapeamento das referências à educação e instrução nesse corpus documental, bem como problematizar esse conjunto de discursos como fonte para uma escrita da história da educação brasileira no Império. Inicialmente, são caracterizadas as Falas em relação a sua estrutura e significado, para percebê-las como testemunhos históricos passíveis de questionamento. Em seguida, são apontados seus enunciadores ao longo do período imperial – D. Pedro I, Regente Diogo Feijó, D. Pedro II e a Princesa Isabel – para compreender como, não obstante as diferenças, o lugar de discurso converge para um sentido que não pode ser esquecido na interpretação dessas Falas: elas são sempre “discursos” do Trono. Na terceira parte, é apresentado um mapa indicando os anos em que foram localizadas referências à educação e instrução no conjunto das Falas, apontando algumas questões para a investigação deste corpus documental.

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Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teoria e Fundamentos e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2024-09-11

Como Citar

Tuchinski dos Anjos, J. J. (2024). As Falas do Trono como fontes para a história da educação no Império (1823-1889): mapeamento e possibilidades de pesquisa. Educação Por Escrito, 15(1), e43851. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.43851