As tecnologias digitais na educação e nos processos educativos durante a pandemia do COVID-19

Relatos de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.38859

Palavras-chave:

Metodologia, Ensino, Aprendizagem ativa, Educação, Tecnologias digitais

Resumo

Por maior que seja o otimismo que se tenha no contexto – Educação vs. Pandemia COVID-19– faz-se necessário entender os desafios que serão enfrentados nos processos educativos durante e pós-pandemia, a fim de que a comunicação seja cuidadosa e que a sutileza no trato com as comunidades escolares seja praticada além de uma reforma institucional, regulamentária e legal que preveja mais investimentos em infraestrutura na Educação se tratando das Tecnologias da Informação. Pensar que embora “todas as pessoas possuam celulares”, não está nos domínios da maioria dos jovens a internet e a potência necessárias para as aulas remotas. A única maneira de se obter o engajamento dos alunos e das famílias é a calma, o cuidado com o outro e a percepção de como a escola vai se comportar. Não se possui todas as respostas para solucionar a grande distância entre a tecnologia e o mundo educacional, mas já se sabe que não podemos mais retroceder, pois a tecnologia é uma aliada nesse processo. O trabalho a seguir nos traz relatos de educadores em diferentes contextos e ambientes assim como reflexões sobre como está sendo trabalhar Educação de forma remota e seus sentimentos e percepções acerca de tal. Nos últimos 20 anos, apesar de termos tecnologias disponíveis, ainda o foco foi muito mais no presencial, ou então nos grupos chamados a distância, agora, na prática, começou-se a usar em alguns momentos, aplicativos, plataformas, e os aprendizes foram forçados a adequar-se novamente não só para a educação, mas também para o desempenho no trabalho, vida pessoal, para tudo.

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Biografia do Autor

Marcia Regina Simpioni Carraro, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Associação Vilhenense de Educação (AVEC), Vilhena/RO. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Eber Ostemberg, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil.

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá/MT. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Pricila Kohls dos Santos, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS. Docente e Pesquisadora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência estudantil (GeTIPE).

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Simpioni Carraro, M. R., Ostemberg, E., & Kohls dos Santos, P. (2020). As tecnologias digitais na educação e nos processos educativos durante a pandemia do COVID-19: Relatos de professores. Educação Por Escrito, 11(2), e38859. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.38859

Edição

Seção

Artigos