O papel da pesquisa no processo de avaliação das políticas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.37396Palavras-chave:
Avaliação de políticas públicas, Pesquisa em educação, Políticas EducacionaisResumo
O presente artigo objetiva discutir o papel da pesquisa no processo de avaliação das políticas educacionais, especialmente as avaliações de caráter formativo e plural, das quais, por vezes, as políticas educacionais carecem e que, contraditoriamente, constituem importante estratégia para a leitura das realidades concretas nas quais a política de educação se materializa. Para isso, busca-se trazer para análise, de maneira breve e não esgotada, elementos para o estudo da pesquisa na área educacional, com destaque às pesquisas qualitativas e, especificamente, à abordagem do ciclo de políticas formulada por Stephen Ball e colaboradores. A pesquisa define-se como qualitativa, exploratória e bibliográfica e inclui entre os referenciais teóricos que a embasam André, Arretche e Mainardes. Aponta-se, nessa construção, o ciclo de políticas como uma possibilidade de realizar avaliações de políticas educacionais engajadas socialmente e comprometidas com a investigação dos impactos das desigualdades educacionais e sociais.
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