Educação e migração haitiana: um estudo de caso a partir de Galtung e Fanon
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36671Palavras-chave:
Educação. Migração Haitiana. Violência. Ensino Médio. Inclusão.Resumo
O trabalho aqui apresentado é resultado de um estudo de caso, realizado com duas jovens haitianas estudantes de Ensino Médio, que teve como objetivo analisar as diferentes expressões de violência de seus processos migratórios e seu cotidiano no Brasil. A análise qualitativa ocorreu através do software NVivo e considerou as interseccionalidades que emergiram e as correlações das violências (física, estrutural, cultural e psicológica) encontradas. Dentre as diferentes violências, que são aprofundadas nas concepções dos autores Johan Galtung e Frantz Fanon, apenas a física não está explícita nos resultados, mas até mesmo ela é problematizada. A pesquisa mostrou que escola pode, em certos casos, agravar as violências inerentes aos processos migratórios se não as discutir e invisibilizar a existência da diversidade em seu interior.Downloads
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