Teoria do conhecimento de John Dewey e o lugar do professor no processo educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.35142

Palavras-chave:

Educação, Experiência, Essência humana, Teoria e prática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo desvelar o lugar do professor no processo educativo a partir das reflexões teóricas de John Dewey (1859-1952), apresentando a teoria do conhecimento desse autor, a sua concepção acerca da essência humana, e a relação entre teoria e prática no contexto educacional e social. Para tal, realizou- se uma revisão teórica, através de uma pesquisa bibliográfica situada, não sistemática (COOPER, 1998). Identificou-se nos princípios norteadores desse filósofo que o lugar do professor em um processo educativo, onde o ensino é inclusivo e a escola é ativa, é auxiliar a condução do aluno conforme a complexidade da sociedade, buscando habilitá-lo para desenvolver a consciência e adquirir condições para superar os desafios apresentados na convivência social. Ao professor concerne o desafiador papel de, simultaneamente, oferecer auxílio ao aluno, apresentando-lhe a realidade do mundo circundante, e permitir que ele busque caminhar independentemente, construindo o seu próprio ser. Essas características demandam por um professor que não mais mantenha uma postura fundamentalmente autoritária, que transmita o saber por meio de uma aula intelectualista, controlando a aprendizagem de procedimentos específicos pelos alunos, mas que oriente e modere os processos em sala de aula, e que seja um incentivador das atividades escolares e do espírito democrático.

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Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil, docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Crateús, CE, Brasil.

Alexsandro Macêdo Saraiva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil; docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Crateús, CE, Brasil.

Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil; docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Limoeiro do Norte, CE, Brasil.

Hanuzia Pereira Ferreira , Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil.

Ricardo Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil; docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Iguatu, CE, Brasil.

Tatiana Maria Ribeiro Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil; docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Quixadá, CE, Brasil.

Thales Mesquita Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

de Menezes, J. B. F., Saraiva, A. M., Júnior, F. R. F. M., Ferreira , H. P., da Silva, R. R., Silva, T. M. R., & Sousa, T. M. (2020). Teoria do conhecimento de John Dewey e o lugar do professor no processo educativo. Educação Por Escrito, 11(2), e35142. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.35142

Edição

Seção

Artigos