As relações de poder entre professor e aluno em sala de aula

Autores

  • Stéphane Figueiredo Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus de Goiabeiras, Vitória, ES, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6304-8066
  • Maria Odette de Pauli Bettega in memoriam

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.35110

Palavras-chave:

relações de poder, autoridade, professor, aluno, família

Resumo

O presente artigo teve como objetivo compreender como se constituem as relações de poder entre professor e aluno em sala de aula nos últimos dez anos. A pesquisa transpassa o conceito de autoridade, de poder e sua influência nas organizações. O recorte histórico leva em consideração algumas mudanças na sociedade, como o avanço tecnológico, a violência nas escolas, a constituição da família e as relações de trabalho, com base em referenciais teóricos como: Bauman (2013); Cortella (2000), Castells (2016), Foucault (1987), Furlani (2004), dentre outros autores e dados de institutos de pesquisa. Com abordagem quali-quantitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de questionário online, criado a partir da ferramenta Formulários Google e enviado através da rede social Facebook e do aplicativo de mensagens WhatsApp, no período de 15 de outubro a 27 de novembro de 2018. Foram 18 perguntas, sendo que quatro eram fechadas e 14 abertas, com obtenção de 50 respostas. Do total, 44% dos entrevistados eram do Espírito Santo, mas há dados de outros estados da região sudeste, norte e sul do país. A análise dos questionários apontou que mudanças ao longo de dez anos incidiram sobre a escola. O acesso à informação por meio da internet e das redes sociais, a mudança estrutural nas famílias e questões relacionadas ao trabalho puderam ser observadas claramente nas respostas.

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Biografia do Autor

Stéphane Figueiredo Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus de Goiabeiras, Vitória, ES, Brasil.

Mestre em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil; especialista em Pedagogia: gestão e docência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR EAD), em Curitiba, PR, Brasil; especialista em Marketing pela Universidade de Vila Velha (UVV), em Vila Velha, ES, Brasil. Pesquisadora voluntária no Grupo de Estudos em Comunicação Cultura e Discurso (Grudi) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Maria Odette de Pauli Bettega, in memoriam

Foi Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, PR, Brasil; especialista em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em Belo Horizonte, MG, Brasil, especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal. Foi professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), SENAC/PR e Escola de Magistratura, Núcleo de Curitiba, Brasil. 

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Ferreira, S. F., & Bettega, M. O. de P. (2022). As relações de poder entre professor e aluno em sala de aula. Educação Por Escrito, 13(1), e35110. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.35110

Edição

Seção

Artigos