Contribuições do PIBID para a prática pedagógica de professores em início de carreira
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.30647Palavras-chave:
PIBID, Formação de professores, Professores iniciantes.Resumo
O Estado brasileiro vem desde a metade da década de 1990 implementando políticas que têm a pretensão de regular a formação de professores. Uma das iniciativas do governo federal que diz respeito à formação de professores é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O objetivo deste artigo é analisar as contribuições desse programa para a prática pedagógica de professores em início de carreira. O estudo se ampara em Nóvoa (1992), Garcia (1999), Romanowski (2012), entre outros. Utiliza-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com professores em início de carreira, em sua maioria atuante na área há aproximadamente um ano, formados no Curso de Letras – Português/Inglês da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC – e egressos do PIBID – Subprojeto Interdisciplinar. Os resultados da pesquisa mostram que o PIBID age diretamente na formação de professores e prepara os bolsistas para o início de carreira, o que aumenta sua vivência no espaço escolar e proporciona um conhecimento prévio de como é ser professor.
Downloads
Referências
AMBROSETTI, Neusa Banhara et al. Contribuição do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 151-174, jan./jun. 2013. Disponível em:
http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/view/405/106. Acesso em: 18 abr. 2016.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior. Pibid Programa de Bolsa de Iniciação à Docência. Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016. Disponível em:
https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/15042016-Portaria-46-Regulamento-PIBID-completa.pdf. Acesso em: 18 abr. 2016.
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2010. Disponivel em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso em: 18 abr. 2016.
BRASIL. Projeto de Lei n. 227. Residência Pedagógica. Senado Federal. Brasília, 2007. Disponível em:
http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 18 abr. 2016
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (Org.). Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2014. Disponível em:
https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/24112014-pibidarquivoAnexado.pdf. Acesso em: 18 abr. 2016.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Portugal: Editora Porto. 1999.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de Pesquisa. 2009. Disponível em:
http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 15 set. 2017.
HUBERMAN Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. Vida de professores. Porto: Editora Porto, 1992.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p. MARTINS, Francine de Paulo. Professores iniciantes: desafios da profissão docente. Anais do III Congresso Internacional sobre Profesorado Principiante e inserción Profesional a la Docencia. Santiago do Chile. 2012. Disponível em:
http://congressoprinc.com.br/artigo?id_artigo=283 Acesso em: 10 set. 2017.
NÓVOA, António. Formação de Professores e profissão docente. In: Nóvoa, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PAPI, Silmara de Oliveira Gomes; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educação em Revista, Belo Horizonte, 2010.
PARRA FILHO, Domingos; SANTOS, João Almeida. Metodologia Científica. Belo Horizonte: Cengage Learning, 2011.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Professores principiantes no Brasil: questões atuais. Anais do III Congresso Internacional sobre Profesorado Principiante e inserción Profesional a la Docencia. Santiago do Chile. 2012. Disponível em:
http://congressoprinc.com.br/artigo?id_artigo=195 Acesso em: 10 set. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.