Múltiplos olhares de estudantes de um curso de licenciatura sobre a docência orientada: reflexões necessárias.
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30397Palavras-chave:
Educação Superior, Docência Orientada, Formação DocenteResumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre Docência Orientada desenvolvida em uma Universidade Federal de ensino localizada no Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo geral proposto foi investigar as percepções dos estudantes de um curso de licenciatura em relação à Docência Orientada. Optou-se por um enfoque qualitativo de caráter exploratório-descritivo. A análise dos dados se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), sendo apresentados em duas categorias: 1) Docência Orientada e as estratégias de ensino e 2) Dimensões da Docência sob a perspectiva dos estudantes. Concluiu-se que a Docência Orientada contribuiu para a apropriação dos conhecimentos ensinados durante a disciplina, principalmente pela presença de três docentes na sala, e que ainda é necessário fazer ajustes em relação à forma de apresentação da Docência Orientada proposta aos estudantes da Graduação, sendo importante a ampliação do exercício desta diante do potencial formativo para todos os envolvidos.
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