Formação inicial do pedagogo que atua como coordenador pedagógico: análises e reflexões dos saberes profissionais
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.27871Palavras-chave:
Formação inicial, Saberes, Coordenador pedagógico.Resumo
O presente artigo analisa os saberes da formação inicial do Pedagogo que atua como coordenador pedagógico na escola. O cotidiano desse profissional, imerso por acontecimentos imprevisíveis, mobiliza saberes a cada nova situação. Portanto, apresentamos como objetivo central discutir os saberes específicos do coordenador pedagógico. Os principais autores que sustentam as análises aqui propostas são Tardif (2002), Gauthier (1998), André e Vieira (2007) e Gimeno Sacristán (1999). Assim, foi feito uma análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR entre os anos de 2007 a 2010 e entrevistas com seis egressos do curso que atuam na escola pública municipal como coordenador pedagógico. Os resultados mostram que a amplitude dos saberes do coordenador pedagógico desafia as possibilidades de formar um profissional para diversas funções, como docente, gestor e pesquisador.
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