Projetos de pesquisa no ensino profissionalizante: comunicação de uma experiência inovadora
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.21394Palavras-chave:
Pesquisa. Ensino profissionalizante. Inovação.Resumo
O artigo apresenta resultados de investigação realizada sobre projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de um curso técnico em Química pós médio, em uma escola pública de Porto Alegre. O estudo, do tipo documental, partiu do seguinte problema de pesquisa: como os estudantes delinearam suas pesquisas relativamente aos temas selecionados, às escolhas teóricas e metodológicas e quais os resultados por eles alcançados? O corpus do estudo constitui-se de 82 relatórios de pesquisa elaborados no período 2007-2013 e para exame dos projetos foram criadas, a priori, 6 categorias de análise: (1) Tipo de pesquisa e área do conhecimento; (2) Presença de elementos exigidos num projeto; (3) Coerência entre as partes do projeto; (4) Contextualização da pesquisa; (5) Resultados da pesquisa e existência de produto final; (6) Avaliação do processo de construção de projetos de pesquisa. Dentre os resultados obtidos, destacam-se a tendência de realização de investigações no campo da Química; a utilização, majoritária, de sites relacionados ao tema para subsidiar os estudos; a sintonia entre as partes dos projetos idealizados; a predominância de estudos relativos a problemas de ordem profissional ou pessoal; a boa receptividade dos examinadores em relação às pesquisas desenvolvidas pelos estudantes.
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