A crescente preocupação com a integração de saberes através do currículo

Autores

  • Emerson Bianchini Estivalete Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.17791

Palavras-chave:

educação, currículo, integração de saberes.

Resumo

Partindo do pressuposto de que é possível acreditar em uma prática pedagógica que permita a real integração de saberes, o presente artigo busca elucidar o estado do conhecimento relativo à necessidade da constante busca dos processos educacionais envolvidos nesta integração. A partir da crença de que este é um ideal a ser perseguido, sobretudo no que tange às organizações curriculares, esse estudo pretende analisar não apenas de que forma, mas também em que contextos as questões em torno da organização do currículo integrado estão sendo abordadas em trabalhos científicos. A metodologia de construção do estado de conhecimento acerca da temática foi realizada com base no levantamento das publicações disponibilizadas no site da ANPEd, bem como no Banco de Teses da CAPES. O levantamento das pesquisas encontradas indica que, ao longo dos anos, vem aumentando o interesse da comunidade acadêmica pela temática da integração de saberes através do currículo, haja vista o número de trabalhos encontrados que propõe reflexões sobre o assunto.

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Publicado

2016-04-18

Como Citar

Estivalete, E. B. (2016). A crescente preocupação com a integração de saberes através do currículo. Educação Por Escrito, 7(1), 34–46. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.17791

Edição

Seção

Artigos