Relações de poder no cotidiano escolar: análise e reflexões da relação aluno-escola

Autores

  • Wilson Ricardo Antoniassi Almeida Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.14445

Palavras-chave:

Relações de poder. Fotografia escolar. Relação aluno-escola. Cotidiano escolar.

Resumo

Este trabalho propõe o estudo das relações de poder presentes na relação aluno-escola, a partir da leitura e análise de fotografias escolares, compreendendo o período entre as décadas de 1950 e a primeira década do século XXI. As situações apresentadas pelas fotografias de épocas diversas fornecem informações importantes e suficientes que revelam a natureza da relação entre o aluno e a escola, permitindo identificar semelhanças, contrastes, mudanças e permanências ao longo do tempo e comparações com a educação contemporânea. A leitura e a análise fotográfica delatam que a ordem e a disciplina são fatores constantes no cotidiano escolar. Por meio deles são estabelecidas as situações de hierarquia e autoridade, caracterizando as relações de poder entre o aluno e a escola. Isso pode ser percebido na disposição das turmas, na interação e no arranjo dos corpos durante as atividades escolares e na organização do trabalho escolar. Ainda hoje, o professor exerce uma relação de poder sobre o aluno, no entanto, não se caracteriza com a mesma intensidade que antigamente.

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Biografia do Autor

Wilson Ricardo Antoniassi Almeida, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação área: História, Filosofia e Sociologia da Educação

Referências

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Publicado

2014-10-13

Como Citar

Almeida, W. R. A. (2014). Relações de poder no cotidiano escolar: análise e reflexões da relação aluno-escola. Educação Por Escrito, 5(2), 274–285. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.14445