Rede de Significados para uma Educação Transformadora: tecendo as concepções da formação docente, filosofia e da psicologia da educação no banco de dados da anped nos anos 2009 a 2013 e os referenciais teóricos do cuidar
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.19381Palavras-chave:
cuidar, ambiência de ensino, formação docente.Resumo
O cuidado ocorre por uma força que move a capacidade humana de cuidar, evocando esta habilidade em nós e nos outros, ao satisfazer uma resposta a algo ou alguém que importa, atualizando nosso potencial para cuidar. O cuidado, em sua essência, deve ser aprofundado por docentes no que se refere à ontologia, epistemologia, teorias e modelos de cuidar. O estudo possibilita conhecer a relação entre a educação e o cuidar na perspectiva dos docentes do ensino superior nos processos de educar e ensinar. Dessa forma, infere-se que educador em sua formação docente revela atitudes e comportamentos que possui uma associação direta aos pressupostos teóricos do cuidar. O educador possui um papel de cuidador? Se a educação necessita de uma ambiência e de uma dinâmica social para que haja apreensão do conhecimento por parte do aluno, isso denota a existência de ações de cuidar? De que forma cuidamos dos discentes na educação superior? Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, desenvolvido a partir de uma abordagem de pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica em bases de dados da ANPEd nos anos de 2009 e 2013. O estudo possibilita um exercício reflexivo das ações do educador como sujeito que possui uma bagagem de subjetividade e de uma formação docente permeada de valores de transformação de sua realidade para o ensino. A prática educativa possui uma estreita relação na perspectiva do cuidado e das novas tendências do ensino aprendizado no ensino superior.
Downloads
Referências
AGUIAR, W. M. de. Superando a dicotimiasaber-ação: uma nova proposta para a pesquisa e a formação docente. In: Reunião Anual da ANPED, 32., 2009, Caxambu/MG. Disponível em: http://www.anped.org.br/32encontro/internas/ver/apresentacao. Acesso em: 07 abr. 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis (RJ): Vozes, 2004.
CORDEIRO, A. F. M.; ANTUNES, M. A. M. Relações entre Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano: as contribuições de Jean Marc-Gaspard Itard. In: Reuni ão Anual da ANPED, 32., 2009, Caxambu/MG. Disponível em: http://www.anped.org.br/32encontro/internas/ver/apresentacao. Acesso em: 07 abr. 2011.
DALBOSCO, C. A. Por uma filosofia da Educação Transformadora. In: Reuni ão Anual da ANPED, 33., 2010, Caxambu/MG. Disponível em: http://www.anped.org.br/33encontro/internas/ver/apresentacao. Acesso em: 07 abr. 2011.
DANELON, D. G. F. Entre experiências e compreensões: cartografias da formação de professores. In: Reuni ão Anual da ANPED, 33., 2010, Caxambu/MG. Disponível em: http://www.anped.org.br/33encontro/internas/ver/apresentacao. Acesso em: 07 abr. 2011.
FERREIRA, D. J. Pragmatismo e Filosofia da Práxis: projetos em disputa na sociedade e na educação docente. In: Reuni ão Anual da ANPED, 33., 2010, Caxambu/MG. Disponível em: http://www.anped.org.br/33encontro/internas/ver/apresentacao. Acesso em: 07 abr. 2011.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HEIDEGGER M. Ser e tempo. Petrópolis (RJ): Vozes, 2001. ISAIA, S. M. de; ROCHA, A. M. da; BOLZAN, D. P. V. Educação Superior: a entrada da docência universitária. In: Reuni ão Anual da ANPED, 33., 2010, Caxambu/MG. Disponível em: http://www.anped.org.br/33encontro/internas/ver/apresentacao. Acesso em 07 abr. 2011.
LIMA, H. L. A. Humanismo, verdade e formação na ontologia fundamental de Martin Heidegger. In: Reuni ão Anual da ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas/PE. Disponível em: http://www.anped.org.br/35encontro/internas/ver/apresentacao. Acesso em: 07 abr. 2011.
MACIEL, A. M. da R. Trajetórias Formativas de Professores Universitários: repercussão da ambiência no desenvolvimento profissional docente. In: Reuni ão Anual da ANPED, 32., 2009, Caxambu/MG. Disponível em: http://www.anped.org.br/32encontro/internas/ver/apresentacao. Acesso em: 07 abr. 2011.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Hucitec; Abrasco, 2004.
NODDINGS N. O cuidado – uma abordagem feminina à ética e à educação moral. São Leopoldo (RS): Ed. Unisinos; 2003.
PIVETTA, H. M. F. Reuniões Pedagógicas como espaço de reflexão e construção da docência superior: discutindo concepções de formação e docência. In: Reuni ão Anual da ANPED, 32., 2009, Caxambu/MG. Disponível em: http://www.anped.org.br/32encontro/internas/ver/apresentacao. Acesso em: 07 abr. 2011.
ROACH, S. S. The human act of caring: a blueprint for the health professions. Ottawa (CAN): Canadian Hospital Association Press, 2002.
SILVA, N. M. A. da S. A reativação noção de cuidado de si a ideia de formação humana: uma recepção tardia de Foucault. In: Reunião Anual da ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas/PE. Disponível em: http://www.anped.org.br/35encontro/internas/ver/apresentacao. Acesso em: 07 abr. 2011.
SUGAHARA, L. Y.; SOUZA, C. P. de S. A dimensão afetiva nas representações sociais o trabalho docente. In: Reuni ão Anual da ANPED, 32., 2009, Caxambu/MG. Disponível em: http://www.anped.org.br/32encontro/internas/ver/apresentacao. Acesso em: 07 abr. 2011.
TASSONI, E.C.M.; LEITE, S. A. da S. A relação de afeto, cognição e práticas pedagógicas. In: Reuni ão Anual da ANPED, 33., 2010, Caxambu/MG. Disponível em: http://www.anped.org.br/33encontro/internas/ver/apresentacao. Acesso em: 07 abr. 2011.
TREVISAN, A.L. Formação ou reificação? A educação entre o mesmo e outro. In: Reuni ão Anual da ANPED, 32., 2009, Caxambu/MG. Disponível em: http://www.anped.org.br/32encontro/internas/ver/apresentacao. Acesso em: 07 abr. 2011.
Waldow V. R. O cuidado na saúde: as relações entre o eu, o outro e os cosmo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
______. Estratégias de Ensino na Enfermagem: o enfoque no cuidado e no pensamento crítico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
______. Cuidar: expressão humanizadora da enfermagem. Petrópolis (RJ): Vozes; 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.