Pensando possibilidades acerca da formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.16943Palavras-chave:
Formação de professores. Educação. Contemporaneidade.Resumo
Este texto percorre caminhos pensando o conceito de formação, bem como busca compreender seus entendimentos na educação. Assim, reflete a formação docente, enquanto movimentos que ensinam e constituem o professor, através das relações da vida, no ensinar e aprender com seus alunos em sala de aula cotidianamente. Os saberes outrora elencados a formação, baseados em ações disciplinares, são frutos de uma modernidade cientificista que estratifica o conhecimento, e o coloca em progressão linear. Tal construção vem nos instituindo como sujeitos e muito especialmente, como professores. Nessa perspectiva, a formação do docente precisa de espaços e acolhimentos, que possibilitem dentre outros elementos, a existência da criação. Tratando-se, portanto, do compartilhamento da experiência singular de cada vida, da possibilidade da composição do processo formativo atravessado por aspectos plurais. O presente artigo tem como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica.
Percorrer estas possibilidades, e em especial as que formam o professor, é o que pretende este escrito.
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