Relações de poder no cotidiano escolar: análise e reflexões da relação aluno-escola
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.14445Palavras-chave:
Relações de poder. Fotografia escolar. Relação aluno-escola. Cotidiano escolar.Resumo
Este trabalho propõe o estudo das relações de poder presentes na relação aluno-escola, a partir da leitura e análise de fotografias escolares, compreendendo o período entre as décadas de 1950 e a primeira década do século XXI. As situações apresentadas pelas fotografias de épocas diversas fornecem informações importantes e suficientes que revelam a natureza da relação entre o aluno e a escola, permitindo identificar semelhanças, contrastes, mudanças e permanências ao longo do tempo e comparações com a educação contemporânea. A leitura e a análise fotográfica delatam que a ordem e a disciplina são fatores constantes no cotidiano escolar. Por meio deles são estabelecidas as situações de hierarquia e autoridade, caracterizando as relações de poder entre o aluno e a escola. Isso pode ser percebido na disposição das turmas, na interação e no arranjo dos corpos durante as atividades escolares e na organização do trabalho escolar. Ainda hoje, o professor exerce uma relação de poder sobre o aluno, no entanto, não se caracteriza com a mesma intensidade que antigamente.Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, de 14 de julho de 1990, Brasília: Poder Executivo, 1990.
COSTA, R. A. Disciplina na escola: adolescência e constituição da subjetividade. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2002.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SOUZA, R. F. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo: (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
SOUZA, R. F. História da organização escolar e do currículo no século XX: ensino primário e secundário no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008.
TOMAZI, N. D. Sociologia da Educação. São Paulo: Atual, 1997
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.