SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS

Autores

  • Alexandre Anselmo Guilherme PUCRS
  • Cibele Cheron PPGEdu PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.36687

Palavras-chave:

Transformações sociais, sentidos da educação, ressignificação, desafios.

Resumo

Editorial do V. 10 n.1

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Biografia do Autor

Alexandre Anselmo Guilherme, PUCRS

Doutor em Educação. Professor Pesquisador PPGEdu/PPGP (PUCRS). Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação e Violência (GruPEV).
Reader da Catedra UNESCO de Juventude, Educacao e Sociedade (UCB – Brasília).

Cibele Cheron, PPGEdu PUCRS

Possui Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). É bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Até 2019, atuou como professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, lecionando disciplinas pertinentes a Ciências Sociais e Sociais Aplicadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Viamão. É consultora externa do IFRS para a Elaboração do Diagnóstico Rural e Redesenho da Matriz de Desenvolvimento de Viamão, RS. É mediadora judicial voluntária junto ao Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania do Foro Regional do Partenon, em Porto Alegre, RS. Foi Professora Assistente do Centro Universitário Ritter dos Reis, ministrando as Disciplinas Sociologia Geral e Jurídica, Filosofia Geral e Jurídica, Teoria do Estado e Ciência Política, Leitura Dirigida, Metodologia do Direito e Hermenêutica Jurídica, Direitos Humanos, Ciência Política, Filosofia, Ética e Cidadania, Movimentos Sociais em Âmbito Internacional, Direito Internacional Privado, Iniciação à Prática Jurídica, Prática Jurídica - Interpretação e Redação de Atos Jurídicos, Prática Jurídica - Demandas e Respostas Cíveis, Núcleo de Mediação Aplicada - Cível e Familiar. É pesquisadora associada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero (NIEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra, no CNPq, os grupo de pesquisa "Gênero, Feminismo, Cultura Política e Políticas Públicas", "Grupo de Estudos do Sul Global // Global South Study Group", "Educação e Violência" e lidera o grupo "Fundamentos da Experiência Jurídica Contemporânea: O Direito sob os aspectos dogmático, filosófico e sociológico". Desempenha projetos de ensino, pesquisa e extensão acadêmica e comunitária. Desenvolve principalmente os seguintes temas: conflitos e cultura da paz, cidadania, empoderamento, capital social, participação social, reestruturação produtiva e desigualdades, políticas públicas e inclusão social, gênero, interseccionalidades, Sul Global.

Referências

GUR-ZE´EV, I. É possível uma educação crítica no ciberespaço? Comunicações, v. 9, n. 1, p. 72-98. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1569/982>. Acesso em: 3 jul. 2018.

NÓVOA. A. Evidentemente: Histórias da educação. Porto: Edições Asa, 2005.

QUARESMA, L. Interação e indisciplina na escola. In: ABRANTES, P. (Org.). Tendências e controvérsias em sociologia da educação. Lisboa: Mundos Sociais, 2010, p. 159-171.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Anselmo Guilherme, A., & Cheron, C. (2019). SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS. Educação Por Escrito, 10(1), e36687. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.36687

Edição

Seção

Editorial