Uma breve síntese do perfil de alunos bolsistas em uma universidade comunitária do RS: contribuições para a trajetória acadêmica na graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.28127

Palavras-chave:

Trajetória acadêmica. Universidade. Graduação. Alunos bolsistas.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma breve síntese do perfil de alunos bolsistas matriculados nos cursos de graduação de uma universidade comunitária. Entende-se que ao conhecer tal realidade será possível contribuir para com suas trajetórias de formação. Nessa perspectiva, no decorrer do estudo, aborda-se a trajetória dos alunos bolsistas que acessam o campus universitário por meio de políticas públicas, com vistas a compreender suas estratégias para permanecer e concluir sua formação, como processo relevante para o progresso profissional. Para a construção deste estudo, recorreu-se ao aporte teórico de estudiosos como Dubar (1996; 2005), Josso (2007), Morosini (2006), Ristoff (2014) e Zabalza (2004), além do amparo legal que subsidia a existência de programas que permitem o acesso desse público à graduação. Para tanto, promoveu-se um estudo de caso (YIN, 2010) ambientado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), por meio de uma pesquisa quantitativa (MALHOTRA, 2006) cujo instrumento utilizado foi um questionário direcionado a uma amostra representativa de alunos, a fim de quantificar as informações. A análise e a interpretação dos dados ocorreram por meio de estatísticas descritivas, de acordo com o que preconiza Malhotra (2006). Como principais resultados, elencam-se a caracterização do perfil de alunos bolsistas na universidade, os desafios e as possibilidades no decorrer da trajetória acadêmica, envolvendo majoritariamente estudantes/trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS (ABRUC). Quem somos. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <http://www.abruc.org.br/>. Acesso em: 25 out. 2016.

BRASIL. Lei n° 9.364, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Leis/L9394.htm>. Acesso em: 22 mai 2017.

BRASIL. Lei n° 11. 096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/L11096.htm>. Acesso em: 25 jun. 2017.

CONSÓRCIO DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS GAÚCHAS (COMUNG). Sobre o COMUNG. Porto Alegre, RS, 2016. Disponível em: <http://www.comung.org.br/sobre/exibir/comung>. Acesso em: 18 nov. 2016.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto editora, 1996.

DUBAR, Claude. Trajetórias social e formas identitárias: alguns esclarecimentos conceituais e metodológicos. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 20 abr. 2017.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por amostra de domicílios (PNAD). Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=149>. Acesso em: 19 nov. 2016.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Porto Alegre, 2007.

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MOROSINI, Marília Costa. (Org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2006.

RISTOFF, Dilvo. Novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Rev. Avaliação. Sorocaba, SP, v. 19, n.3, p. 723-747, 2014. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=avaliacao&page=article&op=view&path%5B%5D=2058&path%5B%5D=1796>. Acesso em: 19 ago. 2015.

ROCHA, Maria Aparecida Marques da. Processo de inclusão ilusória: o jovem bolsista universitário. Jundiaí: Paco, 2011.

UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES. Jovens de classe média e baixa avançam nas universidades. União nacional dos estudantes. São Paulo, SP, 2015. Disponível em: <http://www.une.org.br/2015/01/jovens-de-classe-medica-e-baixa-avancam-nas-universidades/>. Acesso em: 13 jun. 2017.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004. (Biblioteca Artmed).

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Schuh, M. S., Machado, M. E., & Casartelli, A. de O. (2020). Uma breve síntese do perfil de alunos bolsistas em uma universidade comunitária do RS: contribuições para a trajetória acadêmica na graduação. Educação Por Escrito, 10(2), e28127. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.28127

Edição

Seção

Artigos