Diálogos em roda: contribuições para a formação de educadores e educandos na educação formal e não formal

  • Maria Elisabete Machado PUCRS
  • Ana Lúcia Souza de Freitas
Palavras-chave: Diálogos em roda, Diário, Formação de educadores/as, Educação formal, Educação não formal

Resumo

Este artigo resulta de uma dissertação e tem como objetivo compartilhar a metodologia utilizada, considerando suas contribuições para o campo da formação de educadores. A metodologia qualitativa, de natureza participativa, foi aplicada por meio dos diálogos em roda, realizados com o apoio de diários elaborados por todos os participantes da pesquisa: os educandos de uma turma do ensino fundamental e os educadores e educadoras de uma instituição de educação não formal. Essa proposição tem origem na experiência da pesquisadora como integrante da Roda Cultural de Leituras Freireanas, promovida por um grupo de pesquisa na universidade. Desta trilogia de rodas – na universidade, na escola e no espaço de educação não formal – resulta a compreensão acerca do potencial formativo do pensamento freireano para orientar a reflexão sobre a prática nos diálogos em roda, tendo em vista constituir processos educativos emancipatórios, tanto para os educandos quanto para os educadores e educadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elisabete Machado, PUCRS
Educação
Ana Lúcia Souza de Freitas
Doutora em Educação (PUCRS), com pós-doutorado em Pedagogia Crítica (Liverpool Hope University); professora e pesquisadora no Mestrado Profissional em Gestão Educacional (MPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

BARBOSA, Joaquim Gonçalves; HESS, Remi. O diário de pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. Brasília: LiberLivro, 2010.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.

FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 7-22.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. São Paulo: Vila das Letras, 2006.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Inédito viável (verbete). In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 223-226.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Registro. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 355-356.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. et. al. Roda Cultural de Leituras Freireanas e a experiência do diálogo por meio dos Diários de Aula. In: RAMOS, Maria Beatriz Jacques; FARIA, Elaine Turk. Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas [recurso eletrônico]. Porto Alegre: PUCRS, 2011, 199 p. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/ebooks/pdf/978-85-397-0076-9.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2018.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de; MACHADO, Maria Elisabete. O diário de pesquisa como procedimento de ensinar e de aprender. Trabalho completo. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe), Fortaleza, 2014, Anais. Disponível em: <http://www.uece.br/endipe2014/index.php/2015-02-26-14-09-14/search?author=808>. Acesso em: 16 out. 2017.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e cultura política. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MACHADO, Elisabete Maria. Diálogos em roda: uma práxis pedagógica possível com a educação formal e não formal. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.

ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado
2018-07-17
Como Citar
Machado, M. E., & Freitas, A. L. S. de. (2018). Diálogos em roda: contribuições para a formação de educadores e educandos na educação formal e não formal. Educação Por Escrito, 9(1), 54-65. https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.28056
Seção
Artigos