PUCRS e Newcastle University: uma experiência de internacionalização a partir da construção de uma exposição conjunta entre o Museu de Ciências e Tecnologia e o Great North Museum: Hancock

  • José Luís Schifino Ferraro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Melissa Guerra Simões Pires Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rosemary Sadami Arai Shinkai Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: internacionalização, Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Great North Museum, Newcastle, ecomuseologia.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a parceria estabelecida entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Newcastle University (NU) para a elaboração conjunta de uma exposição sobre Evolução. Essa aproximação entre o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) e o Great North Museum: Hancok (GNM) possibilitou uma abertura para que ambas universidades estreitassem suas relações e para a elaboração de estratégias e ações para internacionalização. Ao propor um trabalho conjunto – concepção, planejamento e troca de expertises – sobre o tema, optou-se pela utilização das coleções científicas de ambos museus para o ensino da evolução no sentido de promover uma melhor compreensão das modificações climáticas sob uma perspectiva ecomuseológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luís Schifino Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutor em Educação – Professor da Faculdade de Biociências e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Melissa Guerra Simões Pires, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutora em Medicina - Professora da da Faculdade de Biociências e Diretora do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Rosemary Sadami Arai Shinkai, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutora em Clínica Odontológica - Professora da Faculdade de Odontologia e Assessora-chefe para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da PUCRS.

Referências

BRITISH COUNCIL. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/atividades/educacao/newton-fund. Acesso em: 27 de junho de 2016.

BRITISH COUNCIL. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/institutional-skills-2015-2016. Acesso em: 27 de junho de 2016.

CAZELLI, Sibele; QUEIROZ, Glória; ALVES, Fátima; FALCÃO, Douglas; VALENTE, Maria Esther; GOUVÊA, Guaracira; COLINVAUX, Dominique. Tendências pedagógicas das exposições de um museu de ciência. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2., 1999, Valinhos-SP. Atas... São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999. p. 1-14.

DIAS SOBRINHO, José. Educação Superior, globalização e democratização. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, v. 28, p. 164-173, 2005.

DUARTE, Alice. Nova museologia: os pontapés de saída de uma abordagem ainda inovadora. Revista Museologia e Patrimônio, v. 6, n. 2, p. 99-117, 2014.

FERRARO, José Luís Schifino; GIGLIO, Roberta. O Museu como espaço de transversalidade. Educação Por Escrito, v. 5, n. 2, p. 333-345, 2014.

GOERGEN, Pedro. Educação superior na perspectiva do sistema e do plano nacional de educação. Educação e Sociedade, v. 31, n. 112, p. 895-917, 2010.

IANNI, Octavio. A sociedade global. 12. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

MOROSINI, Marília Costa. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior – conceitos e práticas. Educar, Curitiba, n. 28, p. 107-124, 2006.

Publicado
2016-12-31
Como Citar
Ferraro, J. L. S., Simões Pires, M. G., & Shinkai, R. S. A. (2016). PUCRS e Newcastle University: uma experiência de internacionalização a partir da construção de uma exposição conjunta entre o Museu de Ciências e Tecnologia e o Great North Museum: Hancock. Educação Por Escrito, 7(2), 201-207. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.24494