O desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: implicações transformadoras para o ser e para o fazer

Autores

  • Bettina Steren dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS
  • Carla Spagnolo PUCRS
  • Claus Dieter Stöbaus pucrs

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29721

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional. Docência. Pessoa. Profissional.

Resumo

Este estudo apresenta um diálogo teórico acerca do desenvolvimento profissional docente e de suas implicações para a aprendizagem dos professores em uma perspectiva integrada entre os binômios pessoa/profissional e teoria/ prática. Tem como objetivo refletir sobre os distintos aspectos que compõem o desenvolvimento profissional e sobre as possibilidades de transformação para a qualidade na formação contínua dos professores. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, a partir das discussões entre os autores embasadas nas leituras dos distintos materiais. Conclui que a formação continuada de professores precisa ser repensada e desenvolvida levando em conta as bases que fundamentam as ações das instituições de ensino. O desenvolvimento profissional, por esse viés, assume papel importante na constituição de espaços que proporcionam a escuta ativa, o entendimento do outro e a percepção da complexidade enquanto compreensão do todo, a partir das necessidades individuais e coletivas.

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

dos Santos, B. S., Spagnolo, C., & Stöbaus, C. D. (2018). O desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: implicações transformadoras para o ser e para o fazer. Educação, 41(1), 74–82. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29721

Edição

Seção

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação

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