O autoestudo e as abordagens narrativo-biográficas na formação de professores

Autores

  • Maria Inês Marcondes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Maria Assunção Flores Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.13331

Palavras-chave:

Autoestudo. Abordagem narrativo-biográfica. História de vida. Formação de professores.

Resumo

Este texto explora as potencialidades do autoestudo e das abordagens narrativo-biográficas na formação de professores, com base nos trabalhos de Goodson, nomeadamente as histórias de vida, incluindo uma entrevista com o autor realizada em 2007 por uma das autoras (Maria Inês Marcondes) e de Kelchtermans. Relaciona aspectos comuns entre as duas metodologias nomeadamente: self e reflexividade, contexto, compromisso com a justiça social, transformação e colaboração. Defende a ideia de que combinar os dois enfoques pode oferecer aos investigadores e professores uma análise mais rica do trabalho docente e da realidade escolar, bem como dos processos de formação, sendo que esses enfoques podem ser vistos como complementares, cada um deles possibilitando superar algumas das limitações do outro.

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Publicado

2014-08-11

Como Citar

Marcondes, M. I., & Flores, M. A. (2014). O autoestudo e as abordagens narrativo-biográficas na formação de professores. Educação, 37(2), 297–306. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.13331

Edição

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Outros Temas