Algumas Reflexões em Torno da Formação Inicial de Professores

  • Maria Assunção Flores
Palavras-chave: formação inicial, formadores de professores, concepção de professor, socialização profissional.

Resumo

Neste artigo apresentamos um conjunto de reflexões sobre aquilo que consideramos como (alguns dos) aspectos essenciais na formação inicial de professores. Este exercício decorre dos trabalhos em que temos estado envolvidas ao longo dos últimos anos, quer na formação de professores, quer em projectos de investigação que temos vindo a realizar neste domínio. Mais concretamente, reflectimos sobre o processo de tornar-se professor, a natureza complexa e problemática do ensino, a teoria e a prática na formação inicial e o papel da investigação e da reflexão e ainda o papel e influência dos formadores de professores. Terminamos com algumas pistas que poderão ser objecto de maior investigação e reflexão no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Assunção Flores
Doutora em Educação. Professora auxiliar na Universidade do Minho. Representante da Europa no International Council on Education for Teaching.
Como Citar
Flores, M. A. (2010). Algumas Reflexões em Torno da Formação Inicial de Professores. Educação, 33(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8074