Formação docente e identidade profissional: tensões e (des)continuidades
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.15973Palavras-chave:
Identidade profissional. Alunos. Formação docente.Resumo
Neste artigo discutimos o conceito de identidade profissional à luz da literatura internacional sobre esta temática e apresentamos alguns resultados de um estudo em curso que visa compreender o modo como os alunos veem o currículo da formação inicial, com especial destaque para o lugar da prática na configuração da sua identidade profissional, bem como as suas motivações, crenças e perspetivas futuras sobre a profissão docente e sobre ser professor. O texto termina com uma reflexão sobre o desenvolvimento da identidade profissional na formação inicial de professores, nomeadamente a partir da compreensão e questionamento de crenças, valores e imagens pessoais sobre o ensino e sobre o que significa tornar-se (e ser) professor, bem como sobre o próprio processo de formação e de (re)construção de saberes, através da reflexão e da indagação em articulação com a prática.
Downloads
Referências
AL-HASSAN, Omayya; AL-BARAKAT, Ali; AL-HASSAN, Yazid. Pre-service teachers’ reflections during field experiences. Journal of Education for Teaching, v. 38, n. 4, p. 419-434, 2012.
BEIJAARD, Douwe; MEIJER, Paulein; VERLOOP, Nico. Reconsidering research on teachers’ professional identity. Teaching and Teacher Education, n. 20, p. 107-128, 2004.
BULLOUGH Robert V. Practicing theory and theorizing practice. In: LOUGHRAN, J.; RUSSELL, T. (Ed.). Purpose, passion and pedagogy in teacher education. London: FalmerPress, 1997. p. 13-31.
CALDERHEAD, James; SHORROCK, Susan. Understanding teacher education: case studies in the professional development of beginning teachers. London: Falmer Press, 1997.
CLANDININ, D. Jean.; PUSHOR, Debbie; ORR, Anne Murray. Navigating sites for narrative inquiry. Journal of Teacher Education, v. 58, n. 1, p. 21-35, 2007. http://dx.doi.org/10.1177/0022487106296218
COLDRON, John; SMITH, Robin. Active location in teachers’ construction of their professional identities. Journal of Curriculum Studies, v. 31, n. 6, p. 711-726, 1999. http://dx.doi.org/10.1080/002202799182954
DAY, Christopher et al. The personal and the professional selves of teachers: stable and unstable identities. British Educational Research Journal, v. 32, n. 4, p. 601-616, 2006.
DOYLE, Walter; CARTER, Kathy. Narrative and learning to teach: implications for teacher-education curriculum. Journal of Curriculum Studies, v. 35, n. 2, p. 129-137, 2003. http://dx.doi.org/10.1080/0022027022000023053
ELLIOTT, John. Using narrative in social research: qualitative and quantitative approaches. London: Sage, 2005.
FEIMAN-NEMSER, Sharon. From preparation to practice: designing a continuum to strengthen and sustain teaching. Teachers College Record, v. 103, n. 6, p.1013-1055, 2001. http://dx.doi.org/10.1111/0161-4681.00141
FLORES, Maria Assunção. Curriculum of initial teacher education in Portugal: new contexts, old problems. Journal of Education for Teaching (special issue), v. 37, n. 4, p. 461-470, 2011.
FLORES, Maria Assunção. Person and context in becoming a new teacher. Journal of Education for Teaching, v. 27, n. 2,
p. 135-148, 2001. http://dx.doi.org/10.1080/02607470120067882
FLORES, Maria Assunção. Dilemas e desafios na formação de professores. In: MORAES, Maria Célia; PACHECO, José Augusto;
EVANGELISTA, Maria Olinda (Org.). Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Porto Editora, 2004. p. 127-160.
FLORES, Maria Assunção. Being a novice teacher in two different settings: struggles, continuities, and discontinuities. Teachers College Record, v. 108, n. 10, p. 2021-2052, 2006. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-9620.2006.00773.x
FLORES, Maria Assunção. Be(com)ing a teacher in challenging circumstances: sustaining commitment or giving up in Portugal? In: CRAIG, C.; MEIJER, P.; BROEKEMANS, J. (Ed.). From teacher thinking to teaching: the evolution of a research community. Advances in Research on Teaching, v. 19, p. 405-425, New York: Emerald Publishers, 2013. http://dx.doi.org/10.1108/S1479-3687(2013)0000019022
FLORES, Maria Assunção; DAY, Christopher. Contexts which shape and reshape new teachers’ identities: a multi-perspective study. Teaching and TeacherEducation, v. 22, n. 2, p. 219-232,
http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2005.09.002
FLORES, Maria Assunção; VIEIRA, Flávia; FERREIRA, Fernando Ilídio. Formação inicial de professores em Portugal: problemas, desafios e o lugar da prática nos mestrados em ensino pós-Bolonha. In: BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando Fernández. (Ed.). A formação inicial de professores em diferentes contextos: políticas, práticas e perspectivas. Minas Gerais, Brasil: EDUFU. (no prelo).
GLASER, Barney G.; STRAUSS, Anselm. L. The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research. Chicago: Aldine, 1967.
HAUGE, Trond. Student teachers’ struggle in becoming professionals: hopes and dilemmas in teacher education. In: DAY, Christopher. et al. (Ed.). The life and work of teachers: international perspectives in changing times. London: Falmer Press, 2000. p. 159-172.
HOLLWAY, Wendy.; JEFFERSON, Tony. Doing qualitative research differently: free association, narrative and the interview method. London: Sage, 2000.
KELTCHTERMANS, Geert. Teachers’ emotions in educational reform: self-understanding, vulnerable commitment and micropolitical literacy. Teaching and Teacher Education,
n. 21, p. 995-1006, 2005.
KORTAGEN, Fred. A prática, a teoria e a pessoa na aprendizagem profissional ao longo da vida. In: FLORES, Maria Assunção; SIMÃO, Ana Maria Veiga (Org.). Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores: contextos e perspectivas. Mangualde: Pedago, 2009. p. 39-60.
KORTAGEN, Fred. In search of the essence of a good teacher: towards a more holistic approach in teacher education. Teaching and Teacher Education, v. 20, p. 77-79, 2004. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2003.10.002
LAMOTE, Carl.; ENGELS, Nadine. The development of student teachers’ identity. European Journal of Teacher Education, v. 33, n. 1, p. 3-18, 2010. http://dx.doi.org/
1080/02619760903457735
LOPES, Amélia; PEREIRA, Fátima. Everyday life and everyday learning: the ways in which pre-service teacher education curriculum can encourage personal dimensions of teacher identity. European Journal of Teacher Education, v. 35, n. 1, p. 17-38, 2012. http://dx.doi.org/10.1080/02619768.2011.633995
MACLURE, Maggie. Arguing for yourself: identity as an organizing principle in teachers’ jobs and lives. British Educational Research Journal, v. 19, n. 4, p. 311-322, 1993. http://dx.doi.org/10.1080/0141192930190401
MILES, Mathew; HUBERMAN, Michael. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook. 2. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 11-30.
PILLEN, Marieke; BEIJAARD, Douwe; BROK, Perry den.
Tensions in beginning teachers’ professional identity development, accompanying feelings and coping strategies. European Journal of Teacher Education, i-first, p. 1-21, 2012.
PORTUGAL. Decreto-Lei n. 43/2007, de 22 de fevereiro. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Rectificado pelo Ministério da Educação em 22 fev. 2007, n. 38, série I. Diário da República Eletrónico. Disponível em: <http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/84F15CC8-5CE1-4D50-93CF-C56752370C8F/1139/DL432007.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2013.
REX, Lesley A.; NELSON, Mathew. How teachers’ professional identities position high-stakes test preparation in their classrooms. Teachers College Record, v. 106, n. 6, p. 1288-1331, 2004. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-9620.2004.00380.x
SACHS, Judith. Learning to be a teacher: teacher education and the development of professional identity. Conferência convidada proferida no Congresso da ISATT, Faro, Portugal, setembro 21-25, 2001a.
SACHS, Judith. Teacher professional identity: competing discourses, competing outcomes. Journal of Education Policy, v. 16, n. 2, p. 148-161, 2001b.
SCHEPENS, Annemie.; AELTERMAN, Antonia.; VLERICK, Peter. Student teachers’ professional identity formation: between being born as a teacher and becoming one. Educational Studies, v. 35, n. 4, p. 361-378, 2009. http://dx.doi.org/10.1080/03055690802648317
SMAGORINSKY, Peter. et al. Tensions in learning to teach. Accommodation and the development of a teaching identity, Journal of Teacher Education, v. 55, n. 1, p. 8-24, 2004. http://dx.doi.org/10.1177/0022487103260067
SUGRUE. Ciaran. Student teachers’ lay theories and teaching identities: their implications for professional development. European Journal of Teacher Education, n. 20, p. 213-225, 1997.
TIMOSTSUKI, Inge; UGASTE, Aino. Student teachers’ professional identity. Teaching and Teacher Education, v. 26,
n. 8, p. 1563-1570, nov. 2010. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.
06.008
VIEIRA, Flávia. Balanço final do estágio. Documentos pro-
duzidos no âmbito da coordenação do Estágio dos Mestrados em Ensino da Universidade do Minho. 11 dez. 2010
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.