Identidade profissional docente: uma construção histórico-sociocultural

Autores

  • Gilson Almeida Pereira
  • Maria Emilia Amaral Engers

Palavras-chave:

Construção identitária, narrativa autobiográfica, educação de professores.

Resumo

Este texto analisa resultados de pesquisas realizadas no âmbito escolar e busca relacioná-los com a educação de professores, mais especificamente reflete sobre resultados de uma tese, com abordagem narrativa autobiográfica, que estudou o percurso identitário de quatro professores. A tese teve inspiração nos resultados da dissertação de mestrado, de cunho etnográfico, descrevendo a prática dos professores e suas representações sobre limites e disciplina na sala de aula. Ao longo do texto refletimos sobre a perspectiva da construção da identidade, como um processo integrado, dinâmico, flexível e instável. Nesse sentido, enfatizamos que os fatores que influenciaram as escolhas didático/pedagógicas dos profissionais da educação, participantes daquelas pesquisas, estão vinculados à sua formação identitária, com base em suas trajetórias histórico-socioculturais. Ressaltamos a importância dessa experiência para ser considerada nos cursos de educação de professores, bem como nas experiências exitosas de professores em exercício e em formação continuada.

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Publicado

2009-09-10

Como Citar

Pereira, G. A., & Engers, M. E. A. (2009). Identidade profissional docente: uma construção histórico-sociocultural. Educação, 32(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5776

Edição

Seção

Outros Temas