Ensino Remoto Emergencial

Percepções iniciais de docentes e o papel da tecnologia e da família em um contexto pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41550

Palavras-chave:

ensino remoto emergencial, escola, família, tecnologias

Resumo

 Este trabalho é parte de uma pesquisa do grupo PROMOT - Processos Motivacionais em Contextos Educativos que trata sobre a adaptação inicial de docentes ao Ensino Remoto Emergencial, instaurado devido à pandemia de COVID-19 no Brasil. A coleta de dados se deu através de um formulário no Google Forms, ao qual 202 professores responderam. Os dados foram analisados por meio da metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como resultado, com relação às influências do Ensino Remoto Emergencial no desenvolvimento dos estudantes, os professores destacam o desenvolvimento da autonomia, a valorização da escola e algumas consequências negativas, como prejuízo pedagógico e acentuação de desigualdades educacionais. No que se refere às estratégias do momento atual que continuarão a ser aplicadas no futuro, os professores apostam no uso das tecnologias digitais e na manutenção de relações mais estreitas entre escolas e famílias. Já com relação a como imaginavam que seria o retorno às aulas presenciais, os professores se abstiveram de responder ou manifestaram pessimismo.

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Biografia do Autor

Giovana Fernanda Justino Bruschi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Larissa Liss Cardoso de Andrade, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Bettina Steren dos Santos , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidade de Barcelona, em Barcelona, Espanha. Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA e na Faculdade de Educação na Universidade de Barcelona, Espanha. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

Bruschi, G. F. J., Andrade, L. L. C. de, & Santos , B. S. dos. (2022). Ensino Remoto Emergencial: Percepções iniciais de docentes e o papel da tecnologia e da família em um contexto pandêmico. Educação Por Escrito, 13(1), e41550. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41550

Edição

Seção

Artigos