O papel da pesquisa no processo de avaliação das políticas educacionais

Palavras-chave: Avaliação de políticas públicas, Pesquisa em educação, Políticas Educacionais

Resumo

O presente artigo objetiva discutir o papel da pesquisa no processo de avaliação das políticas educacionais, especialmente as avaliações de caráter formativo e plural, das quais, por vezes, as políticas educacionais carecem e que, contraditoriamente, constituem importante estratégia para a leitura das realidades concretas nas quais a política de educação se materializa. Para isso, busca-se trazer para análise, de maneira breve e não esgotada, elementos para o estudo da pesquisa na área educacional, com destaque às pesquisas qualitativas e, especificamente, à abordagem do ciclo de políticas formulada por Stephen Ball e colaboradores. A pesquisa define-se como qualitativa, exploratória e bibliográfica e inclui entre os referenciais teóricos que a embasam André, Arretche e Mainardes. Aponta-se, nessa construção, o ciclo de políticas como uma possibilidade de realizar avaliações de políticas educacionais engajadas socialmente e comprometidas com a investigação dos impactos das desigualdades educacionais e sociais.

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Biografia do Autor

Simone Zanatta Guerra, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Mestrado em andamento em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assistente Social no município de Tapejara (RS).

Renata Cecilia Estormovski, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Mestrado em andamento em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora e coordenadora pedagógica da rede pública estadual do Rio Grande do Sul.

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Publicado
2021-07-23
Como Citar
Guerra, S. Z., & Estormovski, R. C. (2021). O papel da pesquisa no processo de avaliação das políticas educacionais. Educação Por Escrito, 12(1), e37396. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.37396